Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 9 de maio de 2012

centro de documentação e informação desportiva de moçambique: Jogadores reorganizam-se para atacar seus problemas

centro de documentação e informação desportiva de moçambique
centro de documentação e informação desportiva de moçambique - SAPO Blogs
Jogadores reorganizam-se para atacar seus problemas
May 9th 2012, 11:06

O SINDICATO dos Jogadores de Futebol de Moçambique prepara a assembleia-geral para eleição da nova direcção, tendo no horizonte acções viando a revitalização do órgão para a solução dos problemas que afectam aos artistas do desporto-rei. Para além de confirmar a cessação do mandato da direcção fundadora, a assembleia tem como um dos principais objectivos adequar o Estatuto do Sindicato em conformidade com a Lei do Desporto em vigor no país.

 
A revisão e aprovação dos estatutos visa, igualmente, o seu enquadramento na nova realidade futebolística, tendo em consideração o facto das regras ou leis da Federação Internacional da modalidade (FIFA) terem sofrido alterações significativas nos últimos tempos. A assembleia deve acontecer até o próximo mês e tem na agenda, para além da apresentação e aprovação da proposta para revisão de estatutos e enquadramento dalgumas premissas da FIFA, o relatório de actividades realizadas desde 2004. 

Entretanto, o Estatuto do Sindicato já tem o reconhecimento jurídico e falta a sua publicação no Boletim da República, o que acontecerá após a respectiva revisão.

 

Nesta missão de defesa dos interesses dos jogadores moçambicanos, o sindicato trabalha desde 2004, aquando da sua fundação. Porém, desde 2008 até esta parte não tem havido actividades de vulto, razão da decisão com vista à sua rentabilização entanto que um órgão vital para a solução dos vários problemas que afectam os jogadores.

 

Para o efeito, decorrem acções de sensibilização nos clubes. A actual direcção já passou por alguns clubes do Moçambola, tais como Maxaquene, Chingale e Ferroviário de Pemba, onde, para além de vincar a existência do sindicato, mobilizou os atletas para se juntarem à causa do órgão. O sindicato já conta com jogadores activos no Moçambola. Neste momento, são perto de 100 membros que aderiram ao movimento sindical em prol dos futebolistas nacionais.

 

Para além de contactos com clubes, o sindicato já teve encontros formais com o Ministério da Juventude e Desportos e informais com os treinadores, tendo constatado que há uma forte sensibilidade a favor do prosseguimento das actividades do órgão.

 

 

A PROBLEMÁTICA NOS CONTRATOS GRANDE "CALCANHAR DE AQUILES"


A problemática dos contratos de jogadores continua a ser o móbil de conflito entre os futebolistas e os clubes. O presidente do Sindicato de Jogadores, Ângelo Matenene, disse há dias que prevalecem situações em que os jogadores que, uma vez no final do contrato, vêem os seus interesses não salvaguardados.

 

Revelou que, nalguns casos, os jogadores não são detentores das cópias ou comprovativos dos contratos que assinam com os clubes.

 

"Há situações em que assinam por um período e, no fim, deparam-se com mais anos de vínculo com o clube, que não são do seu conhecimento. E às vezes não são atendidos devidamente no caso de lesões ao longo do contrato. Outro aspecto, é a falta do carinho dos clubes aos atletas quando estes chegam ao fim da carreira", referiu.

 

 

Por seu turno, Tony, ex-central do Ferroviário de Maputo e membro do sindicato, disse que o órgão não irá agir apenas na defesa dos interesses dos jogadores.

 

 

"Nós queremos ser parceiros dos clubes e outras instituições desportivas, porque o nosso interesse é contribuir para o desenvolvimento de futebol", comentou.

 

Quanto à aderência dos jogadores do Moçambola no movimento sindical, anotou que a reacção tem sido boa, mas disse haver fraquezas em termos de abordagem.  
Fonte:Jornal Noticias

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário