Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Reflectindo sobre Moçambique: Actuação da polícia é o principal problema de direitos humanos em Moçambique - Amnistia Internacional

Reflectindo sobre Moçambique
Um blog que tenta trazer actualidade política de Moçambique para os moçambicanos e amigos de Moçambique vivendo fora do país. Este é também vosso, por isso tem o título "Reflectindo sobre Moçambique". É um dos espaços para debate e comentários. Os vossos comentários são bem vindos.
Actuação da polícia é o principal problema de direitos humanos em Moçambique - Amnistia Internacional
May 24th 2012, 17:55

A actuação da polícia em Moçambique  é o principal problema de direitos humanos detectado pela Amnistia Internacional,  que assinala vários casos de desrespeito pelos direitos de reclusos, migrantes e requerentes de asilo.
No seu relatório anual, divulgado hoje, sobre "O Estado do Mundo em  2011", a organização internacional de defesa dos direitos humanos regista  vários casos de "uso ilegal da força pela polícia, alguns dos quais resultaram  em morte". 
A organização recorda que Moçambique se comprometeu, em fevereiro de  2011, perante as Nações Unidas, a investigar "todos os casos de detenções  arbitrárias, tortura e maus tratos" e também de "uso excessivo da força  pela polícia", garantindo que seriam julgados. 
A Amnistia lamenta que a polícia moçambicana continue a fazer "uso excessivo  da força, à semelhança de anos anteriores", que chegou a resultar em "danos  sérios contra a integridade física e mortes". 
Lamenta ainda que "a maioria dos casos de violações de direitos humanos  cometidas no passado pela polícia permaneça por resolver", recordando que,  entre estes, está a actuação policial durante as manifestações de 2009 e  2010, nas quais a polícia usou munições reais. 
Mesmo nos casos em que os agentes da autoridade são condenados por actuação  ilegal, não se atribuiu qualquer indemnização às famílias das vítimas, assinala  o relatório. 
Os actos de "tortura e outros maus tratos nas prisões continuam a ser  reportados", sustenta a Amnistia, acrescentando que "a maioria dos cidadãos"  continua a deparar-se com "obstáculos" no acesso à justiça.  
O relatório refere ainda que "os agentes da autoridade nas fronteiras  foram responsáveis por violações de direitos humanos contra migrantes indocumentados  e requerentes de asilo". 
Recordando que "milhares" de pessoas naquelas condições, "sobretudo  oriundas da Somália e da Etiópia", entraram em Moçambique, "através da fronteira  com a Tanzânia, entre janeiro e julho", a Amnistia recolheu "muitos" testemunhos  que acusam a polícia de fronteira de "espancamentos, roubos de propriedade,  nudez forçada e abandono em ilhas no rio Rovuma". 
Fonte: Rádio MocambiqueM/Lusa - 24.05.2012

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário