Pesquisar neste blogue

domingo, 20 de maio de 2012

Reflectindo sobre Moçambique: A difícil fórmula de distribuição da riqueza

Reflectindo sobre Moçambique
Um blog que tenta trazer actualidade política de Moçambique para os moçambicanos e amigos de Moçambique vivendo fora do país. Este é também vosso, por isso tem o título "Reflectindo sobre Moçambique". É um dos espaços para debate e comentários. Os vossos comentários são bem vindos.
A difícil fórmula de distribuição da riqueza
May 21st 2012, 02:30

Aires Ali reuniu académicos e jornalistas e perguntou-lhes como é que se pode transformar os recursos minerais em riqueza. Ragendra de Sousa e Castel-Branco projectaram teorias em power point, mas não convenceram. Da plateia veio o lugar-comum, a necessidade de formação e apropriação. Afinal, a fronteira entre o academicismo e a prática não é tão próxima assim.

Prakash Ratilal atirou: "precisamos de um documento com 10% de diagnóstico e 90% de respostas sobre como fazer. Estou cansado de em tantos seminários onde vamos só ouvirmos mais ou menos aquilo que já sabemos. O ponto é: como responder às questões?". Foi uma reacção às intervenções de Ragendra de Sousa e Nuno Castel-Branco, que se limitaram, segundo os intervenientes no encontro, a definir conceitos e a apresentar frases feitas.

O primeiro-ministro, Aires Ali, programou o debate para, essencialmente, ouvir as ideias da sociedade civil em relação à gestão dos recursos minerais.
Ragendra de Sousa, economista e professor universitário, começou por debruçar-se sobre vários conceitos, entre os quais a riqueza, multinacional e renda. Concluiu afirmando que os ganhos virão a médio e longo prazos e que as pessoas devem saber esperar.

A tese de Nuno Castel-Branco em relação aos mega-projectos é aquela que todos conhecem. O director do Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) disse que o governo tem de ir buscar receita nos mega-projectos, cortando os benefícios fiscais.

Fonte: O País - 20.05.2012

Reflectindo: Qual seria a outra forma a não ser essa de ir buscar receitas nos mega-projectos e invetí-los na educacão, saúde, entre outros sectores sociais e prioritários?

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário