Pesquisar neste blogue

sábado, 16 de junho de 2012

Notícias de Moçambique: Mais de 14 mil quilos de frangos incinerados em Maputo

Notícias de Moçambique
Notícias de Moçambique - Sociedade, Economia, Política, Cultura, Educação, Saúde - O Seu Jornal Onde Você Estiver!
thumbnail Mais de 14 mil quilos de frangos incinerados em Maputo
Jun 16th 2012, 15:32



Mais de catorze mil quilos de produtos de origem animal importados de forma ilegal da vizinha África do Sul, foram destruídos, por incineração, esta sexta-feira, na cidade de Maputo.

Os produtos constituídos por frangos, patas, pescoços de galinha, pernas de peru, filetes e outros derivados, foram apreendidos entre os meses de Abril e Maio deste ano, através de uma operação que desde os finais de 2011, envolve as alfândegas, a polícia e os Serviços de Pecuária da Província do Maputo.

A carne iria abastecer os mercados de Maputo e alimentar muitas famílias, mas agora, sob fortes medidas de segurança e desconfiança de parte a parte, vai toda ela ao forno.

É que para além de ter entrado de forma ilegal no território nacional, análises microbiológicas encomendadas pelas autoridades concluíram que representa um risco para a saúde humana, ou seja, um vector para a transmissão da cólera e outras doenças.

Segundo o chefe dos Serviços de Pecuária na Província do Maputo, José Mendonça, são mais de 40, os importadores ilegais destes produtos avaliados em cerca de 14 milhões de meticais.

O artigo 21 do actual Regulamento de Sanidade Animal, estabelece no número 1 que não é permitida a entrada no país de qualquer animal, seus produtos, subprodutos, despojos, forragens e produtos biológicos que não venham acompanhados da licença de importação emitida pela autoridade veterinária e certificado internacional.

Mendonça esclarece que há um trabalho de sensibilização com relação ao referido regulamento levado a cabo junto dos importadores desde 2011,mas há resistência.

Por outro lado, estes produtos eram transportados em camiões e em condições higiénicas deploráveis, em sacos e caixas. Mais vale tarde que nunca, mas o facto é que inúmeras vezes, toneladas de produtos de origem animal entraram nessas condições e foram comercializadas em Maputo e não só.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário