Pesquisar neste blogue

sábado, 14 de julho de 2012

Notícias de Moçambique: 300 garimpeiros ‘vacinados’ contra balas de armas invadem mina de rubis. Um foi morto

Notícias de Moçambique
Notícias de Moçambique - Sociedade, Economia, Política, Cultura, Educação, Saúde - O Seu Jornal Onde Você Estiver!
thumbnail 300 garimpeiros 'vacinados' contra balas de armas invadem mina de rubis. Um foi morto
Jul 14th 2012, 12:30



Uma pessoa morreu e outras duas foram feridas vítimas de baleamento no passado sábado, 7, na região mineira de Namanhumbir, em Montepuez, província de Cabo Delgado.

O caso resulta de um confronto entre os guardas da Montepuez Rubi Mining (MRM), empresa concessionária da área de exploração de rubis, uma pedra preciosa com alto valor comercial e muito procurada.

A força que protege a referida área integra também membros da Polícia da República de Moçambique e da segurança da própria empresa.

Ao incidente do passado sábado, somam-se outros três em menos de dois meses, de que resultaram outros tantos feridos em confrontos com os guardas do MRM.

Segundo relatos recolhidos pela Rádio Moçambique, os acontecimentos do último sábado começaram quando um suposto curandeiro, ido da vizinha província de Nampula, a troco de mais de 300 mil meticais (pouco mais de 8 mil dólares), é contratado para administrar uma vacina "anti-balas" a um grupo de mais de trezentas pessoas, que posteriormente iriam invadir a área reservada à concessionária.

Contudo, alguns dos 'vacinados' entenderam que deviam levar consigo outros 300 mil meticais para, se necessário, corromper os guardas do MRM em troca de entrada livre na área onde se exploram os rubis.

De acordo com uma fonte da Rádio Moçambique, o comando da força de guarnição achou que aquele valor era insignificante, o que o levou a interrompeu o avanço do grupo às zonas do garimpo.

Na sequência dessa interdição levantou-se uma violenta discussão entre os mais de 300 homens e mulheres e os guardas, instalando-se um clima de agitação descontrolada, que desembocou na utilização das armas de fogo para pôr cobro à situação.

A Rádio Moçambique confirmou que dois dos feridos estavam internados ainda com balas no corpo no Hospital Rural de Montepuez.

O substituto do comandante distrital da PRM de Montepuez, contactado pela Rádio Moçambique para esclarecimentos, disse não estar autorizado a prestar declarações.

A chefe do posto administrativo de Namanhumbir, Anastácia Patrício confirmou sucedido e informou que a vítima mortal foi enterrada em Mueda, sua terra natal.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário