Pesquisar neste blogue

sábado, 11 de agosto de 2012

Notícias de Moçambique: Cobrança de receitas abaixo das previsões

Notícias de Moçambique
Notícias de Moçambique - Sociedade, Economia, Política, Cultura, Educação, Saúde - O Seu Jornal Onde Você Estiver!
thumbnail Cobrança de receitas abaixo das previsões
Aug 11th 2012, 12:46

A cobrança de receitas até ao final de Julho fixou-se a seis por cento da meta do período e a 54,52 por cento face à previsão anual facto que começa a suscitar preocupação a nível das autoridades tributárias nacionais. Dados provisórios apresentados ontem, em Maputo, indicam que até ao fim do mês passado, tinham sido colectados 52,07 milhões de meticais.

A cobrança de receitas até ao final de Julho fixou-se a seis por cento da meta do período e a 54,52 por cento face à previsão anual facto que começa a suscitar preocupação a nível das autoridades tributárias nacionais. Dados provisórios apresentados ontem, em Maputo, indicam que até ao fim do mês passado, tinham sido colectados 52,07 milhões de meticais.

O Orçamento do Estado fixa a receita para este ano em 95,5 mil milhões de meticais, o que representa um rácio fiscal de 22,05 por cento. A despesa, por sua vez, fixou-se em 163,0 mil milhões de meticais, o que se traduz num défice de 67,5 mil milhões de meticais, representando 41,4 por cento a serem financiados por donativos e crédito.

Para Manuel Chang, a sazonalidade na cobrança dos impostos, levanta algumas preocupações quanto ao cumprimento da meta até ao final do ano, razão porque se torna necessária uma avaliação preliminar das motivações com vista a tomada de medidas apropriadas.

Chang que falava durante a abertura da IX Sessão do Conselho de Fiscalidade da Autoridade Tributária, apontou que entre as medidas consideradas imprescindíveis destacam-se a necessidade do fortalecimento do controlo dos certificados de origem a nível do comércio regional, de modo a que somente mercadorias elegíveis a tratamento preferencial no âmbito do Protocolo Comercial da SADC possam beneficiar dessa prerrogativa.

Também existe a necessidade de maior rigor no controlo do valor aduaneiro declarado nas importações por forma a evitar a erosão da receita aduaneira como resultado de acções de subfacturação.

O Conselho Fiscal é um órgão de consulta participativo ao qual cabe analisar e acompanhar a evolução do sistema fiscal e das políticas tributárias com vista a que se mantenha como um instrumento decisivo de justiça social.

Nele participam representantes da Autoridade Tributária, Governo, Estatística, sector privado, sociedade civil e outros.

Decorrendo sob o lema "Por uma Administração Tributária em prol de Excelência na Qualidade do Atendimento ao Contribuinte", a IX Sessão do Conselho de Fiscalidade da Autoridade Tributária deve também se debruçar sobre a necessidade do fortalecimento de acções de controlo da facturação para uma maior cobrança do Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA), efectivamente devido.

"Devo aqui encorajar plenamente a iniciativa em curso tendente a introdução das máquinas fiscais electrónicas que trarão um controlo mais efectivo no volume de vendas realizadas pelos agentes económicos, com recurso à memória fiscal", realçou Manuel Chang.

Para aquele governante, também existe a necessidade de as acções de alargamento da base tributária, serem acompanhadas de acções tendentes a identificação e tributação de diversas actividades económicas e de rendimento diverso, ainda não cobertas pela malha tributária.


You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário