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terça-feira, 14 de agosto de 2012

Notícias de Moçambique: Desistências escolares motivo de preocupação

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Aug 14th 2012, 15:45

Currículo revisto para ensino primário deverá vigorar a partir de 2014

Ressurge, de forma paulatina e preocupante, o fenómeno das desistências escolares no país, facto que tem a ver com as zonas onde ainda os processos de agricultura familiar se fazem distante dos locais de residência dos alunos.

Esta preocupação foi manifestada pelo Ministro da Educação, Zeferino Martins, no decurso do Conselho Coordenador havido semana finda em Gaza, tendo afirmado, porém, que a situação está a ser devidamente gerida pelo sector. Recorde-se que em tempos não muito recuados chegou a registar-se um desperdício na ordem dos 50 por cento, o que era um autêntico desastre para a economia da Educação.

Esta percentagem, conforme explicou, só foi possível baixá-la com a introdução de reformas ligadas à área curricular, aliada à implementação do modelo de passagem por ciclos de aprendizagem e outros incentivos que permitiram reduzir consideravelmente o número de alunos que desistiam de estudar.

"Com alguma preocupação, estamos a ter de volta o fenómeno das desistências. Para além de estar associado com o factor distância entre os locais de residências do alunos e a escola, o fenómeno está ligado aos processos de matrículas que acontecem no período em que as famílias têm que se movimentar das zonas de residência para as produtivas e os filhos têm que as acompanhar. As desistências são um factor que já não depende somente da Educação, mas também de outros intervenientes, como a Agricultura, das próprias famílias e da nossa economia, que esperamos que melhore para que elas possam se concentrar, efectivamente, na educação" - disse o ministro.

Entretanto, com vista a melhorar a componente de leccionação e, consequentemente, a qualidade de ensino, o MINED está a formar professores num modelo experimental em Cabo Delgado, Zambézia e Maputo-província. O curso é de três anos e com um de estágio prático, contrariamente ao modelo anterior, que era de um ano apenas de formação.

Paralelamente, está em curso o processo de revisão de todo currículo do Ensino Primário e que em princípio deverá começar a vigorar em 2014. Este novo currículo vai substituir o actual, introduzido em 2004 e que visava tomar o ensino mais relevante.

Contudo, a decisão de revisão do currículo do Ensino Primário surgiu depois de um estudo ter constatado haver um fraco desempenho dos alunos em literacia e numeracia face às metas previstas. Igualmente, foram constatadas dificuldades na adaptação dos programas às necessidades dos alunos por parte dos professores, bem como a exigência da sociedade para a sua mudança face aos resultados negativos.

Como sugestões para o novo currículo e tendente à melhoria do ensino, destaque vai para o aumento do período de oralidade inicial como pré-requisito e fundamental para a aprendizagem da leitura e escrita, redução das disciplinas capacitando tempo para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita, assegurando o desenvolvimento integral da crianças.

O Conselho Coordenador do MINED teve lugar semana passada em Chidenguele, província de Gaza, no qual mais de 200 participantes discutiram vários assuntos, com realce para o aumento do acesso à educação básica, melhoria da qualidade de ensino, desenvolvimento da capacidade institucional, preparação do ano lectivo 2013 e dos Jogos Escolares a terem lugar em Tete.


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