Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Notícias de Moçambique: Frelimo ordena a detenção do delegado político da Renamo

Notícias de Moçambique
Notícias de Moçambique - Sociedade, Economia, Política, Cultura, Educação, Saúde - O Seu Jornal Onde Você Estiver!
Frelimo ordena a detenção do delegado político da Renamo
Aug 22nd 2012, 17:59

A situação política no distrito de Angoche, província de Nampula, é de cortar à faca desde a tarde da última segunda-feira. É que como sempre cumprindo "ordens superiores do partido", a Polícia da República de Moçambique (PRM) naquele ponto do país deteve o delegado político da Renamo local, Ainga Mecossilima Chande, como noticiámos na nossa edição de ontem.


Angoche é considerado um dos grandes bastiões do partido Renamo na região norte do país, bastando para o efeito recorrer-se às enchentes que se têm registado quando Afonso Dhlakama, líder daquele partido da oposição, para lá se desloca.

Relatos que nos chegam de Angoche dão conta que a detenção do delegado político da Renamo naquele distrito, Ainga Chande, é motivada por uma acusação, cujas provas não foram apuradas pela PRM. Alega-se que "homens da Renamo" tenham agredido o secretário da Frelimo na localidade de Sangage, António Wachapo.

Contam-nos fontes que presenciaram o incidente em Sangage que "quando a brigada da Renamo, constituída pelos chefes nacionais dos departamentos de Mobilização e Organização, Armindo Milaco, e Sérgio Braz, respectivamente chegaram a Sangage, o secretário da Frelimo foi abrir a porta de um dos carros e lhes disse que o secretário-geral da Renamo não ia fazer comício político naquela localidade". Nem era o SG da Renamo quem ia fazer o comício. Na sua pressa, o secretário da Frelimo nem se deu ao trabalho de ver quem faria o comício.

Um agente da PRM afecto ao Comando Distrital de Angoche, que assistiu ao caso, falou ao Canalmoz, e, por temer represálias, pediu o anonimato. O agente explicou que "o senhor Wachapo foi quem provocou aqueles senhores, quando chegaram. Antes de saírem do carro ele começou a fazer confusão".

Num outro desenvolvimento, o agente da PRM disse-nos que "os momentos que se seguiram, foram de agitação, até que a população empurrou o senhor Wachapo e caiu. Quando ele se levantou, pegou na mota e foi até à cidade de Angoche, onde disse ao comandante distrital que tinha sido espancado por homens da Renamo. Isto não constitui a verdade. O comandante não pautou por nenhuma investigação policial, limitou-se apenas em solicitar uma equipa da FIR a partir do comando provincial".

Este nosso interlocutor assegurou igualmente que "isto pode ser complicado, porque a população está muito revoltada e sempre se fala por aí nos bairros que estão à espera de uma provocação da Frelimo para incendiar isto".

Já no fecho da presente edição, relatos que chegaram de Angoche davam conta da soltura de Ainga Chande por ordens superior da PRM e depois de a equipa da FIR destacada ter notado exagero por parte do secretário da Frelimo na localidade de Sangage.

Refira-se que Armindo Milaco e Sérgio Braz, respectivamente chefes nacionais dos departamentos da Mobilização e da Organização da Renamo, trabalham na província de Nampula desde a semana passada. Em Angoche, para além do comício popular realizado na localidade de Sangage no último domingo e segunda-feira à tarde, antes da detenção do delegado político distrital, um outro comício popular teve lugar no populoso bairro de Ínguri.


You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário