Pesquisar neste blogue

domingo, 12 de agosto de 2012

Notícias de Moçambique: Moçambique muito avançado na descentralização e governação local

Notícias de Moçambique
Notícias de Moçambique - Sociedade, Economia, Política, Cultura, Educação, Saúde - O Seu Jornal Onde Você Estiver!
thumbnail Moçambique muito avançado na descentralização e governação local
Aug 13th 2012, 05:45

Moçambique muito avançado na descentralização e governação local


A Ministra da Administração Estatal, Carmelita Namashulua, considera que Moçambique esta muito avançado na descentralização e governação local, quando comparado com alguns dos países africanos, incluindo aqueles cuja economia está mais desenvolvida.

Namashulua assumiu esta posição na última Quarta-feira, no distrito de Gondola, província central de Manica, no decurso do XVIII Conselho Coordenador do Ministério moçambicano da Administração Estatal (MAE), em alusão ao "Dia Africano da Descentralização e Governação Local, que hoje se assinala sob o lema "Financiamento da Descentralização, da Prestação de Serviços Públicos e do Desenvolvimento Local".

"Apesar de algumas dificuldades, o nosso país está muito bem em matéria de descentralização, comparativamente a muitos outros países africanos, alguns dos quais muito mais desenvolvidos economicamente que Moçambique", disse a Ministra.

Na ocasião, Namashulua argumentou este ponto de vista indicando não ser por acaso que Moçambique preside a Conferencia Ministerial Africana da Descentralização e do Desenvolvimento Local (CADDEL).

Em Agosto de 2011, aquando da realização, em Maputo, da II Sessão Ordinária da organização, Moçambique assumiu a presidência deste organismo, por um período de três anos.

"Uma das grandes bandeiras do nosso Governo é a Descentralização", sublinhou a Ministra, para quem a alocação, pelo executivo, do Fundo Distrital de Desenvolvimento, vulgo "Sete Milhões", montante que é atribuído a todos os distritos e algumas urbes, constitui um dos exemplos raros da descentralização. Esta verba é também gerida localmente através dos Conselhos Consultivos Locais que integram, entre outros, os líderes comunitários.

Sobre o Dia Africano da Descentralização e Governação Local, Namashulua exortou aos quadros do seu ministério e de outras instituições governamentais a usarem todos os meios disponíveis para a divulgação da data.

Em Moçambique, o dia é marcado por diversas actividades de carácter político, cultural e recreativo, actos acompanhados por palestras sobre a importância da Descentralização na Governação.

No contexto africano, as décadas de oitenta e noventa foram caracterizadas por mudanças sociopolíticas significativas que revelaram constrangimentos da capacidade dos Estados altamente centralizados na busca de soluções para a aceleração do desenvolvimento. Desde então, a descentralização foi saudada em mais de 30 estados africanos.

Informação prestada a jornalistas, em Maputo, pela Ministra Carmelita Namashulua, indica que os desenvolvimentos mais recentes em várias partes do continente sustentam a demonstração de que as populações de base já não confinam o seu papel "clássico" de meros recipientes de um serviço público e de acções de caridade a "remoto controlo" de estruturas de estado altamente centralizadas.

Além disso, as populações africanas estão, nas respectivas localidades, a favor da demanda de uma paisagem institucional favorável que lhes permita participar activamente e gerir localmente o bem público.  


You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário