Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Diário de um sociólogo: Futebol moçambicano: qual o caminho das vitórias? (6)

Diário de um sociólogo
thumbnail Futebol moçambicano: qual o caminho das vitórias? (6)
Oct 19th 2012, 22:50

Sexto número da série. Ainda na primeira questão, agora com o terceiro respondente, a saber:
Carlos Serra: Em que é que uma concepção sistemática de desenvolvimento motor adequado poderá contribuir para termos jogadores de outra matriz?
Mabel Serra (mestrada em Desporto para Crianças e Jovens): Para ser sincera, preferia não estar presa a perguntas pelo menos no que diz respeito às duas primeiras…Sem dúvida, a relação entre desenvolvimento motor e rendimento no desporto é fundamental. Irei ignorar o período anterior à escola que já marcará uma diferença na vida da criança mas que não podemos controlar. É no espaço de tempo que a criança se encontra no ensino primário que as habilidades de base devem ser desenvolvidas. É nesse intervalo de tempo que se deve desenvolver a velocidade nas diferentes formas em que se exprime, como por exemplo, a rapidez ou velocidade de reação aos estímulos, fundamental para a vida e para o desporto. É nas idades mais baixas que se criam as bases para o desporto… É que as habilidades apelam para a coordenação motora e tanto esta como a velocidade estão dependentes do sistema nervoso central cuja maturação acontece por volta dos dez anos… Porém, nas escolas do ensino primário é difícil encontrar um professor que respeite a hora de educação física e se esporadicamente realiza a aula a qualidade é questionável… Haverá exceções mas não altera muito o cenário. No ensino secundário o professor enfrenta dificuldades a nível dos espaços e do material nunca suficiente para uma turma normal em número… imaginem quanto mais em turmas com elevado número de alunos!... Tem que ensinar os desportos enfrentando as dificuldades referidas a alunos sem as bases para tal! E isso em apenas uma aula por semana já que os dois tempos previstos são lecionados em bloco!... E o desporto escolar? Quantos alunos por escola fazem parte das equipas dos jogos escolares e quantos dessa minoria poderemos reconhecer como talentos? Quantos verdadeiros talentos ficarão escondidos apenas porque não tiveram oportunidades de prática? Motivo desta série aqui, cartun reproduzido daqui.
(continua)

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário