Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

@Verdade online: Médicos dobram o Governo e cancelam a greve

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Médicos dobram o Governo e cancelam a greve
Dec 14th 2012, 16:52

A greve dos médicos que havia sido agendada para a próxima segunda-feira, 17 de Dezembro corrente, à escala nacional, está cancelada. A Associação Médica de Moçambique (AMM) chegou a um consenso com o Governo em relação aos pontos reivindicados, nomeadamente habitação, aumento salarial e estatuto.

Em relação a habitação, a circular 191/GMS/08 de 16/06/ 2008 foi suspensa. Os médicos voltarão a viver nas casas do Estado, as despesas de ocupação suportadas pelo Governo, neste caso concreto o Ministério da Saúde. Esta medida tem efeitos mediatos e a classe deixou claro que não aceita a co-habitação.

Quanto aos salários, os médicos conseguiram também dobrar o Executivo e fazê-lo ceder às suas exigências. Rejeitaram a proposta salarial de entre 50 mil a 107 mil meticais mensais. No seu argumento alegaram que depois de deduzido o Imposto de Rendimento de Pessoas Singulares (IRPS) e outros, o salário ficava entre 40 e 80 mil, com renda de casa inclusa.

Segundo os cálculos por eles feitos, os valores acima referidos significariam o seguinte: com a renda de casa de 13.500 por mês, o salário iria baixar para 26.500 e 66.500 meticais. Para um médico recém-formado seria apenas uma subida de quatro mil (4.000,00) meticais.

E mais, o salário base estava entre 20 a 38 mil, o que significava um aumento de apenas cinco mil (5.000,00) meticais para o médico recém-formado, e uma reforma não digna para os médicos "colossos", ou sja, mais antigos na área.

Sobres estes dois assuntos, habitação e salário, a discussão encerrou com a criação de uma comissão técnica conjunta, entre os médicos e o Executivo, para discutir os salários e apresentar uma proposta consensual até o dia 05 de Janeiro de 2013.

Estatuto

Sobre o estatuto, foi igualmente criada uma comissão técnica para revê-lo e harmonizá-lo até o dia 30 de Janeiro de 2013. Assim, nada mais ficou por tratar entre as partes. A greve está cancelada.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário