Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

@Verdade online: Produção do carvão mineral injecta 0,8% do PIB em 2012

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Produção do carvão mineral injecta 0,8% do PIB em 2012
Jan 16th 2013, 10:43

A produção do carvão mineral na província central de Tete injectou o correspondente a cerca de 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB) de 2012, segundo resultados preliminares do balanço do Governo sobre a produção global de Moçambique do ano anterior.

No período em análise, a produção do carvão foi de cerca de cinco milhões de toneladas, segundo o mesmo balanço que destaca que o sector de mineração de carvão está a ganhar força em Moçambique, como reflexo do investimento directo estrangeiro em vastos depósitos de carvão na província carbonífera de Tete.

A produção passou de pouco mais de 500 mil toneladas de carvão, em 2011, para quatro milhões de toneladas nos primeiros nove meses de 2012, segundo ainda o Executivo moçambicano, realçando que o investimento directo estrangeiro no sector dos recursos naturais, principalmente, carvão e gás, resultou em "rápido crescimento das exportações".

A situação está ainda a concorrer para o fortalecimento das reservas externas líquidas moçambicanas e na revisão em cima do défice da conta corrente após donativos de 13,3% do PIB para 25,8%, em 2011, para além de contribuir para o aumento das exportações e fluxo de capital.

As reservas brutas incrementaram o nível das importações totais de 3,6 meses para cinco meses e meio, no final de 2012, enfatiza o Governo, realçando que os fortes influxos de capital contribuíram para uma ligeira apreciação da taxa de câmbio efectiva real do Metical nos primeiros nove meses de 2012.

2013

Para o presente ano de 2013, a contribuição da produção de carvão, bem como das exportações dos grandes projectos é projectada para estimular o crescimento económico para 8,4%, realça o documento do Governo, sublinhando que deve ser intensificado o programa de criação de facilidades para o transporte de carvão destinado à exportação através do Porto da Beira.

Ainda neste presente ano, o défice da conta corrente deverá aumentar ligeiramente para 26,5% do PIB e até exceder os 40%, em 2014, pois está projectada a construção da fábrica de gás natural liquefeito (GNL), financiada por empréstimos do sector privado.

Com este cenário, as exportações de carvão reduziriam o défice da conta corrente para 34%, até 2017, reflectindo um equilíbrio da conta corrente a partir de 2020.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário