Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

@Verdade online: Enfermeiros moçambicanos continuam a trabalhar sobrecarregados

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Enfermeiros moçambicanos continuam a trabalhar sobrecarregados
Feb 21st 2013, 11:01

O rácio enfermeiro-paciente em Moçambique está longe de atingir o padrão considerado ideal, que seria de um para 15 doentes, segundo informaram, esta quarta-feira (20), os especialistas da área na abertura da quinta reunião nacional que decorre em Maputo sob o lema "dignificar, inovar e cuidar é o caminho de enfermagem."

Rita Mondlane, porta-voz do encontro, disse que o país tem de oito mil enfermeiros, entre licenciados e técnicos, número bastante reduzido tendo em conta a demanda dos pacientes pelos serviços de saúde.

De acordo com a vice-ministra da Saúde, Nazira Abdula, esta situação agrava-se, em parte, pelo facto de os enfermeiros continuarem a fugir do Sistema Nacional de Saúde para o sector privado e organizações não-governamentais, à procura de melhores condições de vida.

Entretanto, Rita Mondlane apontou que há um sentimento de descontentamento por parte da classe, relacionado com as precárias condições de trabalho e salários baixos.

O desafio é reduzir o tempo de espera nos hospitais

Um dos principais desafios apontado no encontro que junta os quadros da Saúde do país é a redução do tempo de espera no atendimento e de internamento nas unidades sanitárias. Para evitar que os doentes fiquem horas a fio à espera de ser atendidos, é necessário, para além do aumento do número de profissionais, uma mudança de atitude por parte destes e haja criação de mais hospitais.

Em relação a este aspecto, a vice-ministra da Saúde entende que desde a última reunião de enfermagem, em 2009, o sector registou muitos avanços em termos de higiene e limpeza, prevenção e controle de infecções, dentre outros. Contudo, há necessidade de se melhorar a qualidade dos serviços prestados aos utentes.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário