Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

@Verdade online: Pascoal Mbundi: “Interesses comerciais depravam a arte maconde”

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Pascoal Mbundi: "Interesses comerciais depravam a arte maconde"
Feb 7th 2013, 15:56

Pascoal Mbundi dedica-se à arte maconde desde a nascença. A sua trajectória artística é a metáfora de superação de obstáculos. Actualmente, possui vários sonhos, mas o principal é a vontade de transmitir a sua herança cultural aos mais novos. Mas faltam-lhe condições para tal.

Se admitirmos que a grandeza de um artista – escultor ou pintor, por exemplo – não se aquilata em função da quantidade de exposições da sua própria produção, mas em virtude do impacto que as obras geram no espaço social, então, por essa via, pode-se afirmar que o pintor e escultor moçambicano, Pascoal Mbundi, possui um espaço de destaque no cenário das artes plásticas moçambicanas.

A par da veia que possui para as artes plásticas, em 1984/5, Mbundi cursou artes visuais na respectiva escola em Maputo, por intermédio de uma bolsa que lhe fora ofertada pelo então director da Escola Aeronáutica ao apreciar o seu traço de desenho. Concluída a formação, o artista nunca mais parou de investigar sobre o ofício para o qual se candidatou desde tenra idade.

O criador, cuja produção artística se confunde com uma busca constante de novas formas de fazer arte, a fim de realizar o que chama de auto-superação, nasceu no mesmo ano em que eclodiu a Luta Armada de Libertação Nacional: 1964. A época marcou profundamente a sua infância, como também a sua maneira de fazer arte.

O artista, que reside no bairro de Maxaquene, algures na cidade de Maputo, é amante da literatura – a sua inesgotável fonte de conhecimentos – mas a sua inspiração encontra-se na natureza. Nas suas obras, os traços de uma guerra por si experimentada na infância – incluindo outros moçambicanos – são fragmentos de uma época peculiar da história nacional que se preserva.

Na verdade, o escultor Mbundi desenvolve uma relação de amor e ódio com a natureza. Vezes incontáveis há, por exemplo, em que para a materialização das suas esculturas o artista se vê impelido a sacrificar o que há de importante no cosmos.

Entretanto, nem o amor que nutre pela natureza ofusca a sua necessidade pela produção artística: "dói-me a alma quando tenho de pegar num tronco e começar a esculpir, porque sinto que o mesmo representa um ser vivo, uma árvore, à beira de ser maltratado", considera.

Seja como for, porque para Mbundi da árvore que perece ressurge uma outra personagem figurada pelas esculturas, a sua crise é suavizada pelo alívio que existe no protagonismo que é originar uma obra de arte.

Decifrar os mistérios da natureza

Há uma preocupação central na produção artística de Mbundi – a percepção da relação que se estabelece entre os diversos elementos que constituem a natureza, sem excluir as controvérsias humanas que são a fundação de uma sociedade.

É como o artista revela quando diz que "quero compreender a sociedade em que estou inserido", ao mesmo tempo que elabora uma questão aparentemente leviana. "Porque é que se compara uma mulher a uma flor e que ligação isso tem com o amor?"

De acordo com o escultor, a busca pela compreensão da dinâmica social e a relação com os seres inanimados é um desafio sempre presente na sua acção artística. Aliás, para si, "isso é que é ser um artista". Por essa razão, "quando leio descubro a minha essência. Encontro a compreensão da sociedade que de outra maneira não seria possível perceber", refere.

Entretanto, como artista, Pascoal Mbundi afirma que possui muitas dificuldades para enquadrar a sua produção em função de uma determinada temática e numa conjuntura temporal. A sua obra carrega consigo traços de conflito bélico cuja justificação era a necessidade de libertar o povo do jugo colonial.

"Vivi numa época em que por causa da guerra, a sobrevivência das pessoas dependia da capacidade que cada uma possuía de abandonar um lugar para o outro. Praticamente, naquela época éramos nómadas. Provavelmente, é por essa razão que não consigo contornar esses assuntos sempre que pinto ou esculpo formas de arte. De qualquer forma, a paz – um dos bens que aprecio imenso – está presente nos meus objectos artísticos".

Transmitir o saber

Longe de recusar a evolução, Mbundi entende que, actualmente, os jovens têm a tendência de se desligar (por desconhecimento) dos preceitos básicos da produção artística. É em resultado disso que o artista investe parte do seu tempo a transmitir os seus conhecimentos aos mais novos, sobretudo os que revelam algum pendor para a pintura e a escultura.

"Presentemente, tenho trabalhado com algumas crianças no sentido de ensiná-las a esculpir e a pintar, numa óptica artística. Gostaria de ter mais discípulos, mas, infelizmente, não tenho condições. Não tenho espaço nem fundos para operacionalizar o projecto".

Depravar a arte maconde

Ainda que se conceba a comercialização das obras de arte como um direito de qualquer criador, Mbundi considera que quando se faz a arte tendo como foco exclusivo o mercado a mesma perde a áurea. É isso que tem contribuído imenso para a depravação dos objectos artísticos.

Ou seja, "a essência da arte fica depravada pelo interesse mercantil. Infelizmente, isso tem acontecido com a escultura maconde nos dias actuais".

Mbundi diz que "há uma dura ditadura do mercado artístico" que se aproveita da precariedade das condições sociais dos artistas moçambicanos para amputar a sua liberdade e imaginação criativa. Na verdade, a situação de muitos artistas que – por causa de limitações financeiras, como Pascoal Mbundi – apesar de possuírem longos anos de carreira, com uma boa produção, é a inexistência da possibilidade de expor as criações numa galeria de arte.

Refira-se, então, que as mágoas do mestre Mbundi se tornam fecundas sempre que pessoas a quem considera "gente de má-fé" o procuram desesperadas a fim de lhe submeter a entrevistas – que propiciam teses de cursos superiores, fazendo-lhe falsas promessas – de cujos resultados nunca toma conhecimento.

"Há vezes que me surpreendo ao ver as minhas obras na Internet, sem nenhum conhecimento sobre como é que as mesmas foram lá parar. São raros os casos em que isso acontece com o meu consentimento".

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário