Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Antigo deputado da Renamo apela a trégua para Afonso Dhlakama se poder recensear

Um antigo deputado da #Renamo apelou hoje a uma trégua no conflito militar com o governo para o líder daquele partido, #Afonso Dhlakama, se poder recensear, alertando para o risco de uma escalada nos confrontos.

Em declarações hoje à Lusa, Simon Muterua, antigo deputado da Assembleia da Republica (AR) pela Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), maior partido da oposição, apelou para um "cessar fogo ou uma trégua" dos ataques armados, para que o líder se possa recensear, quando faltam 15 dias para o fim do processo com vista às eleições de Outubro.

"Forçar uma exclusão, para o líder da Renamo não se recensear é um erro. Essa atitude seria fatal para a democracia, além de atiçar o conflito político-militar (que dura há mais de um ano)", precisou Simon Muterua.

"Deve-se criar uma brecha para nos próximos 15 dias o líder da Renamo se recensear. Mas também para que arranque a inscrição nas zonas atingidas por guerra, porque a sua exclusão seria deitar abaixo todos passos e acordos resultantes do diálogo entre o governo e a Renamo", disse Simon Muterua.

O líder da Renamo, Afonso Dlhakama, continua em parte desconhecida, embora tenha reiterado em entrevistas telefónicas estar não longe da Gorongosa, Sofala, centro de Moçambique, desde o assalto e ocupação, pelo exército, da base de Sadjundjira, a 21 de Outubro passado, onde vivia há um ano.

Desde o arranque do recenseamento eleitoral, a 15 de Fevereiro, com 10 dias de atraso a pedido expresso da Renamo, o seu líder ainda não se recenseou, assegurando a ala política do partido, que "a situação será preocupante a partir da próxima semana", noticiou hoje a imprensa moçambicana.

Para Simon Muterua, a inclusão de mais actores políticos no processo eleitoral moçambicano fortalece a democracia e favorece a saúde política do país.

 Lusa -14.04.2014

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário