Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Presidente eleito da Gâmbia toma posse no Senegal

O novo Presidente da Gâmbia, Adama Barrow, foi investido nas suas funções esta quinta-feira, nas instalações da Embaixada gambiana na capital senegalesa, Dakar, após a recusa do chefe de Estado cessante, Yaya Jammeh, de lhe ceder o poder.

Adama Barrow, que ganhou as eleições presidenciais de 1 de Dezembro passado, derrotando Yaya Jammeh, já se encontrava a residir em Dakar desde sábado passado a pedido da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

O novo Presidente da República gambiana prestou o seu juramento diante do bastonário da Ordem dos Advogados da Gâmbia, Cherif Tambedu, na presença do primeiro-ministro senegalês, Mouhamed Boun Abdallah Dione, e do representante do Secretário-Geral das Nações Unidas para a África Ocidental, Mouhammed Ibn Chambas. Presenciaram igualmente a cerimónia de investidura várias personalidades políticas gambianas, nomeadamente membros demissionários do Governo de Yaya Jammeh, bem como representantes dos 15 membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas e de várias outras organizações internacionais e países acreditados no Senegal.

Barrow venceu as eleições com 263 mil e 515 votos, ou 45,54 porcento dos sufrágios, contra 212 mil e 99 votos de Yahya Jammeh, no poder desde 1994.

Chegado ao poder por via de um golpe de Estado contra Dauda Kairaba Jawara, primeiro Presidente da Gâmbia, Jammeh reconheceu inicialmente a derrota felicitando o seu adversário antes de recuar, uma semana mais tarde, com alegações de irregularidades na votação.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2j0GqnV

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário