Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 17 de março de 2017

CNE propõe data para as 5ªs eleições Autárquicas

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) vai submeter hoje ao Conselho de Ministros a data das quintas eleições autárquicas que vão decorrer no segundo semestre de 2018.

A informação foi avançada hoje, em Maputo, pelo Porta-voz do órgão, Paulo Cuinica, momentos após a primeira sessão ordinária da CNE cujo objectivo era iniciar com as actividades que visam a preparação das autarquias do próximo ano.

"O que nós fizemos hoje aqui foi aprovar, por consenso, a data, que será submetida, se tudo correr bem, ainda hoje, ao Conselho de Ministros", afirmou.

Segundo Cuinica, a CNE aprovou o plano de actividades para 2017, cujo enfoque reside na formação de membros para as próximas eleições autárquicas e na instalação das comissões provinciais e distritais, um processo que vai decorrer num prazo de 60 dias depois da marcação definitiva do escrutínio.

"Iremos trabalhar também na preparação dos instrumentos para a realização das eleições", acrescentou o porta-voz da CNE.

Em relação ao processo de recenseamento, Cuinica disse que o período para este processo será, igualmente, anunciado depois de se conhecer a data definitiva da realização das eleições.

A CNE depende, também, dos dados do Instituto Nacional de Estatística para saber o número dos potenciais eleitores.

O porta-voz revelou que o próximo ciclo eleitoral moçambicano, que contempla as eleições gerais, agendadas para 2019, e autárquicas, está orçado em 900 milhões de meticais.

Refira-se que a Renamo, maior partido da oposição no país, garantiu que vai participar nas eleições autárquicas de 2018. Nas últimas eleições autárquicas, em 2013, este partido não participou.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2nN1fTr

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário