Pesquisar neste blogue

domingo, 10 de dezembro de 2017

"Futuro do Trabalho" debatido em Maputo

Foto de Fim de SemanaNo âmbito da celebração do centenário da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS) organizou, na sexta-feira, 8 de Dezembro, um debate subordinado ao tema “ Futuro do Trabalho”¸ que tinha como objectivo reflectir sobre os principais desafios e oportunidades ligados ao desenvolvimento e promoção do trabalho no País.

A pertinência do debate, que também se enquadra no âmbito da implementação da nova Política de Emprego, deve-se ao facto de estarem a ocorrer profundas transformações no mundo com impacto no mercado de trabalho, tais como o desenvolvimento tecnológico, as mudanças climáticas, o crescimento demográfico, a globalização, entre outras.

O debate incidiu sobre os temas “Trabalho e Sociedade”, “Empreendedorismo e Trabalho do Futuro para Jovens” e “Organização do Trabalho, da Produção e Governação no Trabalho”, apresentados, respectivamente, por Edmundo Werma (representante da OIT em Moçambique), Juscelina Guirengane (Presidente da ANJE-Associação Nacional dos Jovens Empreendedores) e MITESS, através da Direcção Nacional do Trabalho e da Inspecção-Geral do Trabalho.

Para a ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, disse que este debate, realizado durante a II Sessão Extraordinária da Comissão Consultiva do Trabalho, constitui uma plataforma certa e privilegiada para os mais diversos intervenientes darem o seu contributo sobre as tendências e desafios do mercado de trabalho no País.

Face às profundas transformações que se registam no mundo, em particular no mercado do trabalho, Vitória Diogo diz ser necessário aprender novas habilidades e desenvolver novas atitudes e mentalidade para triunfar no mercado de trabalho.

“Para além de termos que saber nos adaptar, temos que saber redefinir estratégias de como usar melhor as nossas habilidades para aprimorar e incrementar os nossos níveis de empregabilidade, a cada momento”, considerou a ministra.

Vitória Diogo também se referiu à criatividade, à inovação e à aplicação prática das ideias como elementos importantes para se ser competitivo no mercado de trabalho, bem como para abraçar o empreendedorismo.

“A criatividade, a inovação e a aplicação prática das ideias traduzem-se em soluções que vão impulsionar o crescimento individual e institucional”, acrescentou.

Por seu turno, o representante da OIT em Moçambique, Edmundo Werma, referiu que o evento afigura-se como uma oportunidade não só para identificar desafios e potencialidades, mas também para gerar possíveis consensos sobre o fututo do trabalho em Moçambique no âmbito da nova Política de Emprego.

“As novas tecnologias têm muitas potencialidades mas também riscos, principalmente para as camadas populacionais com menos qualificações, daí a importância de investir sempre e mais na educação e na formação, e dar aos jovens a possibilidade de aceder a uma educação de qualidade para poderem competir a nível global”, concluiu Edmundo Werma.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2AroKMC

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário