Pesquisar neste blogue

domingo, 16 de setembro de 2018

Standard Bank proporciona emissão às comunidades de cerca de 7.000 documentos de identidade

FimO Governador da província de Maputo, Raimundo Diomba, enalteceu o projecto de cidadania promovido, recentemente, pelo Standard Bank, visando a emissão gratuita de documentos essenciais, permitindo o gozo efectivo da cidadania às populações mais carenciadas.

Durante os meses de Julho e Agosto, nos municípios da Matola, Xai-Xai e Alto Molócuè, nas províncias de Maputo, Gaza e Nampula, respectivamente, foram emitidos gratuitamente cerca de 7.000 documentos essenciais, nomeadamente Bilhetes de Identidade, Cédulas Pessoais e NUITs (Número Único de Identificação Tributária).

Trata-se da continuidade do projecto de cidadania, iniciado em Agosto de 2011, que tem por objectivo promover o gozo efectivo da cidadania às populações mais carenciadas e insere-se na responsabilidade social corporativa desta instituição bancária.

Nesta empreitada socialmente responsável, as brigadas móveis da Autoridade Tributária de Moçambique e do Registo e Notariado emitiram, em conjunto, 1.137 NUITs e 915 Cédulas Pessoais, respectivamente. Enquanto isso, as brigadas da Direcção Nacional de Identificação Civil processaram, igualmente, 4.523 Bilhetes de Identidade.

Raimundo Diomba, que visitou o local onde decorreu este projecto no munícipio da Matola, considerou que a iniciativa do banco valoriza a cidadania moçambicana, fazendo com que as pessoas tenham acesso a documentos essenciais, que provam que são de facto moçambicanas.

“Não é fácil, pois apesar de estarmos na cidade da Matola, podemos constatar que há muita gente a aderir ao projecto, o que significa que não tem documentos, situação que pode ser ainda pior no campo”, comentou o governador, realçando que o fluxo da população demonstra que se trata de uma actividade que vale a pena desenvolver.

Uma das beneficiárias do projecto de cidadania no município da Matola foi Elisa Filimone Manungo. Com a sua filha de três anos no colo disse ter conseguido registar a criança, assim como tratar do seu Bilhete de Identidade, sem pagar nada. “Estou muito satisfeita. Cheguei logo pela manhã, fiz a fila e consegui registar a criança e ainda tratar do meu Bilhete de Identidade pelo que agradeço ao banco pela oportunidade”, concluiu.

Ainda no âmbito das celebrações dos 124 anos, o presidente do Conselho de Administração do Standard Bank, Tomaz Salomão anunciou ainda que o projecto de cidadania vai abranger os distritos de Caia, em Sofala e Cuamba, em Niassa, proporcionando aos cidadãos com menos posse a oportunidade de ter acesso aos seus Bilhetes de Identidade a custo zero.



via @Verdade - Últimas https://ift.tt/2NeSh2u

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário