Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Observador eleitoral assassinado na Província de Gaza

Anastácio Matavel, líder de missão de observação eleitoral e activista da sociedade civil na Província de Gaza, foi assassinado nesta segunda-feira (07) à tiro na Cidade de Xai-Xai por desconhecidos que trazem à memória os esquadrões da morte criados em Moçambique para atacar opositores do partido Frelimo.

Colegas contaram que Matavel havia acabado de dirigir a sessão de abertura de uma formação de observadores eleitorais e dirigia-se a sua viatura quando foi barbaramente baleado à queima roupa, mais do que uma vez.

Anastácio Matavel, Director executivo do Fórum das Organização Não Governamentais (FONGA) na Província de Gaza e representante da Organização de monitoria eleitoral Sala da Paz, ainda foi transportado o Hospital Provincial de Gaza mas acabou por não resistir aos tiros.

De acordo com a Sala da Paz o crime terá sido cometido por quatro indivíduos desconhecidos que na tentativa de fugirem do local do assassinato envolveram-se num acidente de viação onde dois dos meliantes terão morrido. A Polícia da República de Moçambique deteve um cidadão que sobreviveu ao sinistro.

Há indicações que os criminosos terão ligação a algum ramo das forças governamentais especiais o que a confirmar-se reaviva os esquadrões da morte criados em 2012 para atacar opositores ao partido Frelimo como se acredita ter sido os casos dos assassinatos de Gilles Cistac, Filipe Jonasse Machatine, Aly Jane, José Manuel, Jeremias Pondeca e Mahamudo Amurane.

Mas Anastácio Matavel tornou-se na 36ª vítima de uma das mais mortais campanhas eleitorais no nosso país. Durante o primeiro mês da campanha para as sextas Eleições Gerais foram sido registados 34 mortos, a maioria em resultado de acidentes de viação, somente dois cidadão foram assassinatos em confrontos por incompatibilidades políticas.

Contudo na noite do passado dia 1 de Outubro três desconhecidos balearam mortalmente um cidadão na localidade de Chaiva, Distrito de Mossurize, na Província de Manica, que foi identificado como sendo o representante do partido Frelimo na região.



via @Verdade - Últimas https://ift.tt/2AVkp1W

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário