Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Vitória Diogo aborda coronavírus com clínicas privadas

Vitória Diogo, Secretária do Estado na província de Maputo, dirigiu na quinta-feira, 6 de Fevereiro, uma reunião de trabalho com representantes de clínicas privadas e farmácias, para abordar o surto coronavírus, um perigo de saúde pública.

No encontro interactivo, a Direcção Provincial de Saúde de Maputo, através da respectiva directora, Iolanda Santos, apresentou o histórico, sintomatogia e métodos de prevenção da doença, bem como as acções em curso na província para a sua prevenção, dentre as quais actividades de rastreio de viajantes nas fronteiras de Ressano Garcia, Goba, Namaacha e Ponta Douro, para além de palestras e capacitação de técnicos de saúde e membros comunitários.

Vitória Diogo destacou, na ocasião, a necessidade e importância de estreita colaboração com os operadores do sector privado, aos quais exortou para a observância das recomendações do sector da Saúde e envolvimento na observação e encaminhamento de pacientes suspeitos.

Recomendou aos proprietários das clínicas privadas para que se abstenham de comercializar medicamentos ou equipamentos do Sistema Nacional de Saúde, no caso de alguém lhes apresentar essa possibilidade, tendo manifestado total disponibilidade do Governo e suas instituições na protecção sanitária das comunidades da província de Maputo.

Foi referido que Moçambique não notificou ainda qualquer caso de coronavírus. Entretanto, Vitória Dias Diogo, efectuou ainda visitas de trabalho às Direcções Provinciais da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos e da Saúde, com o objectivo de conhecer e aferir sobre as metodologias de trabalho que estes sectores levam a cabo no dia-a-dia.

No decurso das visitas, para além das recomendações e apelos deixados aos funcionários e gestores, a Secretária de Estado da província de Maputo sublinhou que o sector da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, nas suas variadas áreas de actuação, deve incentivar mecanismos que tragam impacto positivo para o cidadão, devendo informatizar a informação, através das TIC, bem como terem as cartas dos serviços.

No Sector da Saúde, exortou a inspecção a ser mais vigilante nos medicamentos, não devendo permitir que os mesmos saiam clandestinamente e sejam depois vendidos nas farmácias privadas. De forma geral, chamou a necessidade de todos funcionários ostentarem o uso de crachás, os GHs devem prestar muita atenção na arrumação e organização dos Processos Individuais.

Para o sucesso destes e outros desideratos, os gestores devem privilegiar em cada mês e de três em três meses, os estudos colectivos. Terminou apelando a todos, para que continuem a trabalhar com muita força e dedicação, de forma a servir cada vez melhor, o nosso cidadão.



via @Verdade - Últimas https://ift.tt/377o9LD

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário