Pesquisar neste blogue

domingo, 8 de março de 2020

SELO: “Este é o momento de factos, de força e coragem, e não de rumores, nem de medo e nem ...

Chamo-me João Carlitos Daniel, de nacionalidade moçambicana, Médico-residente no Hospital de Xangai, um hospital militar afiliado à Universidade Médica Naval em Xangai, República Popular da China, onde encontro-me a frequentar a Prática Clínica. Felizmente a Universidade Médica Naval não tem casos suspeitos, todos os Moçambicanos estudantes nesta universidade e todos os estudantes de outras nacionalidades, incluindo os nossos colegas de nacionalidade Chinesa, estamos gozando de boa saúde, o que simboliza uma vitória inicial da batalha contra esta epidemia, e desde já, agradeço aos líderes em todos os níveis, desta universidade, aos funcionários e a colaboração de todos os colegas da universidade, por fazer o máximo para garantir a segurança de todos.

Apelo à toda comunidade estudantil e ao público em geral que se encontra em território chinês e em todos países afectados por este surto, a continuar a seguir as medidas recomendadas para prevenção e controle do contágio e transmissão (do CoronaVírus), tais como:

– Higiene com as mãos, isto é, lavar sempre as mãos com água e sabão após entrar em contacto com objectos ou apoiar-se em superfícies em locais ou em objectos de uso comum, ou após o aperto de mãos com outras pessoas, ou antes e depois de tomar as refeições e depois de ter estado fora em público;

– Ao tossir ou espirrar usar um lencinho limpo, de preferência um lencinho de papel, para cobrir a boca e o nariz, e depois lavar as mãos, ou tossir sobre o ângulo entre o braço e antebraço;

– Evitar passar a mão nos olhos, na boca ou no nariz;

– Evitar compartilhar utensílios como copos, talheres, toalhas ou cobertores;

– Manter a residência ou dormitório limpos e arejados, isto é, com as janelas abertas para permitir a ventilação adequada;

– Usar máscara de protecção sempre que for a sair de casa;

– Evitar frequentar locais aglomerados;

– Não ficar muito perto de pessoas tossindo ou espirrando, idealmente, manter-se a uma distância de pelo menos 1 metro;.

Caso tenha algum desconforto físico como febre, tosse seca frequente, dores de cabeça, congestão nasal (coriza), dor muscular ou fadiga ou com dificuldade de respirar, entrar em contacto imediatamente com as entidades de saúde.

O diagnóstico precoce do caso é factor primordial para evitar epidemia, e neste contexto aumentemos mais a vigilância e a prevenção (para evitar propagação e mais contaminações).

A nós profissionais de saúde continuemos com essa força de vontade de salvar vidas, e que essa nobre missão continue sendo a nossa prioridade e a nossa demonstração de amor ao próximo. E recomendo que todos, em colaboração multidisciplinar, salvaguardemos rigorosamente as medidas de prevenção e controle de transmissão, sempre com equipamento de protecção individual adequado e reforçado.

Gostaria de expressar a minha sincera gratidão ao Governo de Moçambique e ao Governo Chinês pelo apoio e assistência que têm nos dado, aos familiares e amigos pelas preces e pelas palavras de conforto e de encorajamento.

Todos continuemos confiantes e trabalhemos juntos em espírito de solidariedade e cooperação para consolidarmos a nossa posição comum nesta batalha contra a Doença do Coronavírus de 2019 (COVID-19) e com esforços conjuntos lutemos lado a lado para conquistarmos a vitória completa desta batalha, e que tenhamos fé que juntos, passo a passo, venceremos!

Este é o momento de factos, de força e coragem, e não de rumores, nem de medo e nem de estigma.

Que todo mundo esteja salvo e seguro… O nosso maior valor é a vida!

 

* Médico formado na Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane a fazer a Especialização Médica na Universidade Médica Naval de Xangai, na China.



via @Verdade - Últimas https://ift.tt/2IzHET2

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário