Pesquisar neste blogue

sábado, 9 de maio de 2020

70 trabalhadores da Total infectados com novo coronavírus em Moçambique

Foto de Adérito CaldeiraSubiram para 70 os trabalhadores da Total infectados pelo novo coronavírus em Moçambique com o diagnóstico de cinco novos doentes na Província de Cabo Delgado. "Todos são funcionários do acampamento de Afungi", anunciou neste sábado (09) o ministro da Saúde que revelou que 267 dos 350 moçambicanos que regressaram ilegalmente da África do Sul tiveram resultados negativos de covid-19.

Entre sexta-feira (08) e sábado (09) o Instituto Nacional de Saúde realizou um recorde 393 a casos suspeitos do novo coronavírus, dentre eles 113 da Província de Cabo Delgado, 267 da Província de Maputo e 13 de cidadãos na Cidade de Maputo.

“388 revelaram-se negativos e cinco deram resultado positivo para a doença de covid-19” revelou o ministro da Saúde, Armindo Tiago, que detalhou “temos um indivíduo de nacionalidade moçambicana, do sexo feminino de 30 anos de idade, um indivíduo de nacionalidade queniana, do sexo masculino de 36 anos de idade, um indivíduo de nacionalidade sul-africana, do sexo masculino de 56 anos de idade, e dois indivíduos de nacionalidade britânica de 40 e 58 anos, ambos do sexo masculino. Todos são funcionários do acampamento de Afungi. Informar ainda que os casos hoje reportados, todos eles não apresentam sintomatologia e é por isso que se encontram em isolamento naquele acampamento na Província de Cabo Delgado”.

Respondendo a uma pergunta do @Verdade se passado mais de 1 mês desde o diagnostico do primeiro infectado e após todo o trabalho de contenção em curso se a transmissão do novo coronavírus continua activa na Península de Afungi, no Distrito de Palma, o ministro Tiago explicou: “Pelos resultados laboratoriais, sobretudo a carga viral das pessoas que foram hoje diagnosticadas, a carga viral é muito baixa. O que quer dizer, provavelmente, que elas foram contaminadas na mesma altura e agora estão eventualmente a libertar e estão ficar apenas com uma carga residual”.

Armindo Tiago anunciou ainda que “o processo de recolha de amostras para testagem, no âmbito da investigação em curso em Afungi, terminou oficialmente ontem, neste momento decorre a testagem das últimas 45 amostras recolhidas no acampamento de Afungi”, em alusão as instalações da petrolífera Total que lidera o Megaprojecto de gás natural Mozambique LNG e onde 70 pessoas ficaram infectadas com a covid-19.

O Ministro da Saúde divulgou também que os 267 casos suspeitos na Província de Maputo são parte dos 350 moçambicanos, entre eles menores de idade, que ilegalmente retornaram ao país ao longo da semana passada pela fronteira da Ponta de Ouro.

Tiago actualizou para 34 os indivíduos que padeciam da covid-19 e estão "totalmente recuperados", “(...)devemos dizer com felicidade que nós temos mais sete casos de indivíduos infectados pela covid-19 que estão totalmente recuperados. Tratam-se dos casos 18, 20, 40, 43, 45, 57 e 66, todos de Afungi, todos do sexo masculino”.



via @Verdade - Últimas https://ift.tt/2WgXj1g

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário