Uma desorganização autêntica é o que se assiste nos terminais de transporte de passageiros nos bairros do Benfica e Zimpeto, na cidade de Maputo.
Cada transporte semi-colectivo faz o embarque e desembarque de passageiros onde pode, o que acaba por resultar no congestionamento do tráfego na Estrada Nacional Número 1.
Por outro lado, os transportes partilham o mesmo espaço com vendedores informais que também tem nesses locais o seu ganha-pão. No terminal do Zimpeto, do lado dos transportes que fazem a ligação entre Marracuene e Maputo ainda houve uma tentativa de organização do local, mas foi uma gota de água no oceano.
Entretanto, o Conselho Municipal da Cidade de Maputo diz que o problema tem dias contados. Numa área de dois hectares, próximo do Mercado Grossista do Zimpeto, está projectada a construção de um terminal com capacidade para 120 viaturas, que deverá estar pronto ainda este ano.
O terminal será maior que o da Praça dos Combatentes que, recorde-se, tem capacidade para 45 viaturas. A gestão será municipal porque a experiência, segundo o vereador de transportes no Conselho Municipal, assim o aconselha.
A fonte explica que a intervenção de pessoas estranhas ao município às vezes propícia desvios de receitas.
A obra deverá ser executada em seis meses, ou seja, até finais deste ano ou princípios do próximo poderá estar pronta.
0 comments:
Enviar um comentário