Intervencao efectuada no dia 15 de Julho de 2012 na Se Catedral de Quelimane por Ocasiao da Ordenacao Diaconal de Antonio Abilio Sousa Carlitos Da Josefa Mugawanha e Paulo Fabio Elias Alquissone.
Atamaaliwe Nabuya Yesu Cristo! / Seja Louvado Nosso senhor Jesus Cristo!
Sua Excia Reverendíssimo Dom Hilário Massinga, Bispo de Quelimane.
Reverendissimo Padre Meneses Vigário Geral de Diocese de Quelimane;
Reverendissimo Padre Lázaro Messias Diácono dos Padres Diocesanos e Pároco da Se Catedral;
Reverendissimo Reitor do Seminario Santo Agostinho
Reverendissiomo Representante dos Párocos e Padres Acompanhantes;
Reverendissima Madre das irmãs;
Estimados Seminaristas;
Prezados Acólitos
Irmãos e Irmãs cristãs
E para nos uma honra e privilegio termos participado hoje dia 15 de Julho de 2012 a celebracao de um evento impar na nossa Se Catedral e o nosso Municipio- A Missa de Ordenação Diaconal de
Os jovens: Antonio Abílio Sousa Carlitos da Josefa Mungawanha e Paulo Fabio Elias Alquissone.
Reverendíssimo Bispo
Irmãs e irmãos em Cristo
No meio de tanto sofrimento; no meio de tanta maldade; no meio de tanto crime; no meio de tanta corrupção; no meio de tanta pobreza quer material quer espiritual e refrescante para nos e enche-nos de renovada esperança assistirmos a entrega solene destes jovens a causa da paz; da justica do bem e de Deus!
Este gesto singelo faz-nos crer na força de Deus; na superioridade da Fe; da Justiça do bem e da paz.
Esta Missa de Ordenação Diagonal representa um passo importante na renovação e quica na consolidação da Fe e do bem no nosso município! Representa a Victoria do bem sobre o mal! E representa sem margem para duvidas a entrega sem limites nem pré-condições destes jovens, que souberam separar e deixar as ambições terrenas e materiais para escolherem aquele que e o bem maior; a maior entrega de todas as entregas- a Deus, a Humanidade, ao Bem, a Justiça, e a Santa Paz!
Reverendissimo Bispo nosso pastor mor na Santa Diocese de Quelimane.
Queridas Irmas e Irmaos em Cristo;
A entrega a uma causa por mais singela que seja não e tarefa fácil. A entrega a uma causa representa o sacrifício sublime não apenas de quem se entrega mas também daqueles que por conseqüência dessa entrega ficam privados da normal convivencia e do carinho do familiar que escolheu a Causa-Mor - os entes e queridos (as mães; os pais; as irmãs; os irmão; as tias os tios as primas e primos) !
Se por um lado a entrega significa essa dor; siginfica esse sacrifício por outro ela significa a festa da reunião e da junção a uma nova família a família de Deus a família da Humanidade do bem e da justica! E esta junção deve ser celebrada! E por isso que dizemos que Quelimane hoje esta em festa! Esta em festa porque seus filhos escolheram não o caminho da guerra mas sim o caminho da Paz! Não o caminho da Injustica mas sim o Caminho da Justica! Não o caminho da riqueza material mas sim o caminho da riqueza material não o caminho do poder temporal mas o caminho do Poder Eterno o Poder de Deus o Poder Celestial!
Reverendissimo Bispo
Irmas e Irmaos em Cristo
Os ventos de mudança que assolaram a nossa urbe inspiram-nos a continuarmos a nossa missão para a restauração da dignidade do nosso povo! Acreditamos nos que esta cerimônia faz parte e complementa o processo que iniciamos em Dezembro do ano passado pois nenhum povo pode restaurar a sua dignidade sem a restauração da sua dignidade espiritual! Alias esta e condição sine qua non para a restauração da dignidade material! Sem a primeira (dignidade espiritual) não e possível alcancar uma dignidade material que valha a pena! Riqueza sem alma sem Deus e uma riqueza indecorosa sem valores e qu não olha a meus para alcançar os seus fins! E quando não olhamos aos meus para alcançar os fins então estamos numa sociedade doente! Por isso para nos esta cerimônia esta carregada de um simbolismo particular pois rpresenta o renascer da esperança do nosso povo! O renascer da fe; o renascer do bem; o renascer da justica e da paz!
Estamos convictos Reverendisimo Bispo que da mesma forma que Deus o misericordioso tirou o povo de Israel da escravidão no Egipto Ele tirara o nosso povo do sofrimento e das pobrezas espiritual e material em que se encontra!
Para terminar permitam-nos endereçar os nossos parabéns a Vos; Reverendissimo Hilario Massinga Bispo de Quelimane; Ao Bispo Emerito Dom Bernardo; por terem conjuntamente sabido atrair; educar; manter; acarinhar as três ovelhas no caminho da paz; da justica e do bem!
Ao Vigario Geral desta Diocese Padre Meneses;
Ao Decano dos Missionarios Diocesanos Reverendissimo Padre Lazaro Messias.
Ao Reverendíssimo Reitor do Seminario Santo Agostinho;
E a Vos irmãs e irmãos em Cristo por esta bela; e lendária cerimônia que ficara indelevelmente marcada na historia deste Municipio!
Dinoutamaalelani abaalaga!
Manuel de Araujo
Presidente d Municipio de Quelimane
0 comments:
Enviar um comentário