Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Notícias de Moçambique: Estado deve dinheiro aos trabalhadores de empresas de construção de estradas

Notícias de Moçambique
Notícias de Moçambique - Sociedade, Economia, Política, Cultura, Educação, Saúde - O Seu Jornal Onde Você Estiver!
thumbnail Estado deve dinheiro aos trabalhadores de empresas de construção de estradas
Aug 3rd 2012, 12:53



O Estado moçambicano deve dinheiro aos trabalhadores de empresas de construção e manutenção de estradas e pontes, segundo confirmou ontem o Ministério das Obras Pública e Habitação (MOPH).

A dívida é orçada em 431 milhões de Meticais, valor é referente à indemnização dos funcionários da ECMEP, uma empresa em vias de extinção e para o pagamento dos salários em atraso.

Marcelino Armando, porta-voz do conselho coordenador do MOPH, reconheceu que a dívida preocupa o Governo e, sem revelar as datas e muito menos a proveniência, a fonte disse que o Estado está a envidar esforços para amortizar a dívida.

Os trabalhadores da Empresa de Construção e Manutenção de Estradas e Pontes (ECMEP), em todas as capitais provinciais estão, desde 2008, a exigir o pagamento de salários em atraso e indemnizações.

Em Setembro de 2011, dirigiram uma carta ao Primeiro-ministro, Aires Ali, a manifestar o seu descontentamento junto do Governo pela morosidade na tomada de decisões para a resolução dos seus problemas. Na carta os trabalhadores pediram ao Executivo para encontrar soluções definitivas.

«Se o Governo retarda a tomada de uma decisão, as dívidas vão-se multiplicando, e a nossa situação também se vai complicando, pondo em causa as nossas vidas», alertaram os trabalhadores.

Na carta dirigida ao Executivo moçambicano os trabalhadores exigiam para além das indemnizações o pagamento dos 13 meses de salários em atraso. A ECMEP é uma empresa detida em 100% pelo Estado.

Entretanto, a delegação da ECMEP em Tete, conta que o problema dos pagamentos de salários é consequência da centralização, questionando «porquê a centralização numa empresa Estatal, se o próprio Estado está a descentralizar os serviços?».

Um relatório de contas ao nível da província de Tete, citado pelo site PNN, refere que a ECMEP registou uma produção de 28.391.809,45 meticais em 2008 contra 23.797.655,94 meticais em 2007.

«Em 2009 produzimos 36.536.001,72 meticais, uma tendência de crescimento quando comparamos as receitas dos anos anteriores. O problema é da gestão do dinheiro e não de défice de produção», acusam os trabalhadores.


You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário