PORTUGAL/ ECONOMIA: A crise financeira de Portugal Sep 24th 2012, 13:51
A crise financeira internacional, desencadeada em 2008, nos Estados Unidos, teve repercussões desastrosas para a economia da zona do euro e atingiu Portugal de frente. A escassez de crédito e a crise da dívida soberana acabaram obrigando o país a pedir, em maio de 2011, um resgate financeiro da ordem de 78 milhões de euros, concedido pela Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu. Em contrapartida, o governo português se comprometeu a cumprir um plano de austeridade sem precedentes para reduzir o seu déficit orçamentário, com reduções de salários e aumento de impostos, além de outras reformas estruturais que levaram milhões de portugueses a protestar nas ruas contra o aumento de custo de vida e o desemprego que atinge 15,4% da população ativa. A previsão para 2012 é de uma recessão em torno de 3,1% e no ano seguinte a economia deve estagnar.
Neste contexto, diversos fenômenos sociais vêm acontecendo no país. A falta de trabalho, por exemplo, está provocando a volta de brasileiros que haviam buscado melhores oportunidades profissionais no país irmão, há uma ou duas décadas. Hoje, com a aceleração econômica do Brasil, os jovens portugueses também não hesitam em atravessar o Atlântico à procura de emprego e segurança.
Em uma série de reportagens, a jornalista Leticia Constant tenta explorar vários aspectos da crise em Portugal, indo ao encontro de quem está sentindo na pele os efeitos da dramática situação do país.
Crise financeira Portugal
Reuters
Zone 1 24/09/2012 - Portugal/ Crise
A jovem Ana Catarina Silva, decoradora no setor da iluminação, não estava conseguindo encontrar em seu país um cargo à altura de sua formação. O Brasil surgiu como uma opção e ela acabou tomando a dificill decisão de deixar seu país, a família e os amigos.
15/09/2012 - Crise / Zona do euro
Mais de cem mil pessoas manifestaram neste sábado em Lisboa e outras milhares em várias cidades de Portugal para protestar contra a política de austeridade conduzida pelo governo em troca da ajuda financeira da chamada troika, formada pela União Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional (FMI). Organizadas via Internet, essas manifestações reuniram portugueses de todas as categorias que exigiam a demissão do governo de centro-direita.
11/09/2012 - Portugal / Crise
Os portugueses estão usando as redes sociais para criticar o novo pacote de austeridade do governo e organizar protestos. O próprio primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, se desculpou pelas rigorosas medidas em sua página no Facebook.
28/08/2012 - Portugal/crise
Uma missão de técnicos da troika formada pelo Banco Central Europeu (BCE), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da União Europeia chega nesta terça-feira a Portugal para avaliar os avanços do país no programa de austeridade imposto em troca da ajuda financeira. Esta será a quinta reunião de avaliação do programa de ajuda financeira a Portugal. Em discussão, estarão o déficit nas contas públicas deste ano e do orçamento do ano que vem.
04/06/2012 - Portugal/Economia
Portugal teve êxito na quarta fase de testes sobre o plano de ajuda internacional da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional.
13/05/2012 - Crise/portugal
Um número recorde de fiéis católicos, cerca de 300 mil, vindos de 30 países, realizou neste ano a peregrinação de Fátima, de acordo com os responsáveis do santuário, que fica ao norte de Lisboa. Paralelamente, uma pesquisa do jornal O Público revela que as doações às igrejas no país diminuíram em cerca de 10%.
25/04/2012 - Portugal/Crise
O presidente português pediu que a população ajude a melhorar a imagem do país, arranhada pela crise financeira e a dependência da ajuda econômica da ...
06/04/2012 - Portugal/Crise
A situação das contas públicas do governo português se deteriora.
22/03/2012 - Portugal/Economia
Nesta quinta-feira, em Portugal, numerosos serviços públicos, principalmente os transportes, foram paralizados por uma greve geral contra as medidas de austeridade instauradas pelo governo, em troca da ajuda financeira concedida em maio do ano passado pela União Europeia e Fundo Monetário Internacional. A economia local continua a se retrair e Portugal não descarta a possibilidade de um empréstimo suplementar.
28/02/2012 - Portugal/ Crise
Portugal foi aprovado na terceira avaliação feita por seus credores e vai receber os 14,6 bilhões da quarta parcela da ajuda econômica de 78 bilhões de euros. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo ministro português das Finanças, Vitor Gaspar.
21/01/2012 - Portugal/crise econômica
Representantes da troica União Europeia – Banco Central Europeu – Fundo Monetário Internacional constataram a adoção de um pacote de medidas de austeridade por Lisboa, em troca de ajuda internacional.
20/12/2011 - Portugal/FMI
O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta segunda-feira ter aprovado o depósito de 2,9 bilhões de euros para Portugal, o equivalente a 7 bilhões de reais. O montante é referente à terceira parcela do empréstimo de 28 bilhões de euros (68 bilhões de reais), acordado em maio passado ao país europeu fragilizado pela crise do euro.
24/11/2011 - Portugal/greve
A população vai às ruas nesta quinta-feira em Portugal para protestar contra as medidas de austeridade propostas pelo governo. As manifestações foram convocadas pelos dois principais sindicatos, que se reuniram pela terceira vez desde 1988 para denunciar o programa de corte de gastos, em troca da ajuda da União Europeia e do FMI.
16/11/2011 - Portugal/crise
Portugal recebeu nesta quarta a aprovação da União Europeia, FMI e Banco Central Europeu para receber uma nova parcela de ajuda de 8 bilhões de euros, do total de 78 bilhões do empréstimo total a ser concedido para o país.
12/08/2011 - Portugal/Crise
A União Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional, principais credores de Portugal, se declararam satisfeitos com a aplicação do plano de rigor e de reformas aplicado pelo país, mas enfatizam que sérios desafios ainda devem ser superados.
14/07/2011 - Economia/Portugal
Portugal prevê uma queda de 2,3% em seu Produto Interno Bruto em 2011, um índice superior às previsões anunciadas anteriormente.
07/07/2011 - UE/Economia
Nas páginas de economia dos jornais franceses desta quinta-feira, o principal assunto é a reação indignada de líderes europeus com o rebaixamento da nota da dívida de Portugal pela agência de notação Moody's. Os dirigentes reclamam com vigor do comportamento irresponsável das agências de classificação de risco.
06/06/2011 - Portugal/eleições
O líder do Partido Social Democrata, de direita, Pedro Passos Coelho, prometeu ir além do plano de austeridade prometido à União Europeia e ao FMI. O objetivo foi tranquilizar os credores de Portugal, que recebeu um empréstimo de 78 bilhões de euros, em troca do programa draconiano de medidas para reduzir gastos. O PSD venceu as legislativas deste domingo.
Zone 2 Zone 3 Zone 4
0 comments:
Enviar um comentário