Pelo menos 14 pessoas perderam a vida e cerca de 160 contraíram ferimentos, quatro das quais em estado grave, na sequência do vendaval que se registou, segunda-feira, na cidade e província de Maputo, Sul de Moçambique.
O Director do Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE), Maurício Xerinda, disse nesta sexta-feira, em Maputo, numa conferência de imprensa, que o vendaval destruiu 350 casas e afectou cerca de 2.500 pessoas, entre outros danos.
"O vendaval afectou 2.500 pessoas e 4.500 casas, das quais 350 foram totalmente destruídas. As restantes encontram-se parcialmente destruídas", explicou a fonte, acrescentando que uma pessoa é dada como desaparecida.
Para além das casas, o vendaval afectou cerca de 80 salas de aula e 12 unidades sanitárias, duas das quais na cidade de Maputo e outras em vários distritos da província de Maputo.
"Em consequência disto, grande parte dos alunos ficaram algum tempo sem poder utilizar as infra-estruturas", disse.
De acordo com a fonte, o grande desafio que se coloca prende-se com esforços a envidar para que as famílias afectadas possam ter as suas casas reerguidas e retornar as suas vidas a normalidade.
O director do CENOE disse que ainda continuam as avaliações em termos de colecta de modo que se possa ter uma informação definitiva em relação aos efeitos deste fenómeno que afectou o país, principalmente as duas províncias do sul do país.
via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2eRKJAX
0 comments:
Enviar um comentário