Confirma-se o que poucas sondagens arriscavam. Donald Trump ultrapassou mesmo Hillary Clinton e será o 45º Presidente dos Estados Unidos da América. Clinton já ligou a Trump para assumir a derrota.
O republicano conseguiu já ultrapassar a barreira dos 270 grandes eleitores para chegar à Casa Branca, com 279, estando a democrata nos 218.
Os estados chave foram a Florida, a Carolina do Norte, o Wisconsin e o Ohio.
"Agora é hora de união. Serei presidente de todos os americanos", prometeu Trump, de 70 anos, no seu discurso de vitória no hotel Hilton em Nova Iorque.
O multimilionário, conhecido pelas suas posições populistas, pelos seus negócios e participação em reality shows, faz história ao chegar à Casa Branca sem nunca ter ocupado nenhum cargo público ou mesmo militar. Será o comandante supremo das Forças Armadas dos EUA.
Os resultados parecem confirmar a vitória da chamada "maioria silenciosa", ou seja, um conjunto de pessoas que apoiava o multimilionário para presidente mas não o admitia nas sondagens.
Fenómeno semelhante ocorreu no referendo britânico de 23 de Junho, quando se deu a vitória do brexit, com 52% dos eleitores a apoiar a saída do Reino Unido da UE.
A vitória de Trump emitiu ondas de choque a nível mundial, com os mercados a despertarem em queda, sobretudo na Ásia.
O peso mexicano - moeda do país que foi um dos alvos privilegiados do republicano durante a sua campanha - desvalorizou 10%. A moeda da África do Sul, o rand, também desvalorizou cerca de 3% na manhã desta quarta-feira.
via @Verdade - Últimas http://www.verdade.co.mz/internacional/60058-trump-vence-hillary-e-sera-o-45o-presidente-dos-eua
0 comments:
Enviar um comentário