O suíço Roger Federer conquistou neste domingo o seu quinto título do Open da Austrália, o 18º Grand Slam da sua carreira, ao vencer numa final épica o espanhol Rafael Nadal, por 3 sets a 2 (6-4, 3-6, 6-1, 3-6 e 6-3).
No quarto duelo entre estes dois jogadores no primeiro Grand Slam da temporada, Federer desencantou e ganhou pela primeira vez em território australiano de Nadal, o seu carrasco na final de 2009, e nas semifinais de 2012 e 2014, numa final de três horas e 36 minutos.
O suíço também rompeu um incómodo tabu, uma vez que não ganhava Nadal em encontros de Grand Slam há quase dez anos, desde a final de Wimbledon de 2007.
A final foi intensa, tensa e incerta até o final, já que Nadal esteve muito perto da vitória, pois, após quebrar o serviço do seu rival no primeiro jogo do quinto set, dispôs de uma vantagem de 3-1 e inclusive uma oportunidade para marcar o 4-2 com o seu saque, mas Federer conseguiu reverter a situação.
Nadal salvou cinco bolas no oitavo jogo, no qual houve uma fabulosa troca de 26 golpes, mas Federer quebrou o seu serviço e acabou por ganhar os cinco últimos cinco jogos, com um final novelesco, já que foi preciso recorrer ao vídeo para saber se o 20 ace de Federer era válido e para finalmente triunfar em Melbourne, após sete anos.
Com este triunfo, Federer voltará nesta segunda-feira ao top ten do ranking da ATP, justamente na décima posição, enquanto Nadal ocupará o sexto lugar. O quinto Open da Austrália é o 61º torneio em quadra rápida no histórico de títulos de Federer, e o 89º do seu currículo.
via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2kihSYD
0 comments:
Enviar um comentário