Um eclipse anular do Sol poderá ser parcialmente visto pelos moçambicanos a partir das 17 horas e 17 minutos deste domingo(26). O fenómeno provoca a sensação de que o Sol está rodeado por um grande "anel de fogo" e será mais visível nas províncias de Nampula Cabo Delgado e Niassa onde a magnitude estará acima de 85%.
Um eclipse solar anular ocorre quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham, mas mesmo quando estão alinhados perfeitamente nesta posição, a Lua está muito longe da Terra para bloquear completamente a visão do Sol, e por isso perto do disco negro do satélite é possível ver um anel de luz do astro. A Lua levará duas horas para cruzar o Sol, mas o eclipse anular durará apenas um minuto.
Este fenómeno natural o raro, segundo especialistas ocorrem 20 deles a cada 100 anos, será visto durante alguns segundos apenas no nosso País pois acontecerá na hora do pôr do Sol, confira a hora do início, magnitude, hora do pôr-do-sol, fim e duração do eclipse para alguns pontos de Moçambique:
Todavia para apreciar este espectáculo da natureza são necessárias precauções pois a observação a olho nu pode provocar lesões irreversíveis à visão. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia recomenda o uso de óculos com filtros especiais; não usar embalagens de plásticos metalizados, chapa de raio-X, filmes fotográficos sobrepostos, vidros sobre os quais foi aplicada a chama de uma vela, óculos escuros e Cd's.
via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2kZsKMT
0 comments:
Enviar um comentário