O Instituto de Directores de Moçambique (IODmz) realizou na quarta-feira, 20 de Setembro, um seminário sobre a importância da liderança ética nas organizações, que teve como orador o administrador delegado do Instituto de Ética da África do Sul, Deon Rossouw.
O seminário, que teve a duração de um dia e que contou com a participação de membros de conselhos de administração, executivos e líderes seniores de diversas organizações, esteve centrado na identificação dos valores éticos que devem nortear as organizações na sua interacção com os demais intervenientes.
Conforme explicou o director executivo do IODmz, David Seie, o seminário tinha como objectivo consciencializar os líderes para a necessidade de agirem com ética e integridade no seu dia-a-dia.
“Qualquer líder tem de liderar com base em princípios éticos. Temos visto no País que muitos não têm dado importância aos valores da ética, e isso tem um impacto negativo, tanto para o empresariado como para a sociedade. Há muitas empresas a falir, a despedir trabalhadores, etc. Falta uma liderança orientada por valores éticos”, disse David Seie.
Por seu turno, o orador, Deon Rossouw, referiu-se à importância da observação da ética por parte dos gestores das empresas. “A ética é vital para o bom desempenho de qualquer organização. Se a organização negligenciar este aspecto não atingirá os resultados desejados”.
“A sua não observância tem efeitos nefastos no desempenho da empresa, na vida dos trabalhadores, dos clientes e da sociedade”, acrescentou o administrador delegado do Instituto de Ética da África do Sul, que também chamou à atenção para a necessidade de os gestores de organizações não liderarem ou relacionarem-se com os seus subordinados com recurso à intimidação, mas sim baseados em valores éticos, tais como o respeito e a integridade.
“A liderança ética é uma condição prévia para a sustentabilidade de uma organização. Os gestores que lideram as suas organizações de uma forma ética aumentam o sucesso e a sustentabilidade das suas organizações. Igualmente, garantem que os seus funcionários, clientes e fornecedores se mantenham leais e comprometidos com a sua organização”, concluiu Deon Rossouw.
via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2yheS2r
0 comments:
Enviar um comentário