Um total de 800 famílias, organizadas pela Gapi em cinco associações nos distritos de Namaacha, Moamba e Marracuene na província de Maputo, para além de Chibuto na província de Gaza, consolidaram a sua conquista do mercado das grandes redes comerciais, com o início de um programa de abastecimento do supermercado Maputo “Fresh Market”.
O primeiro lote consistiu na venda de 20 toneladas de tomate, pimentos, pepino, beterraba e repolho, o que rendeu àquelas famílias mais de 500 mil meticais.
Este contrato de venda junta-se a um anterior já alcançado com a cadeia de supermercados Shoprite, que garantiu mercado à produção destas associações, assistidas pela componente de apoio à cadeia de valor da horticultura, implementado pela Gapi nas províncias de Maputo e Gaza, no âmbito do Projecto ProSul, que é financiado pelo IFAD (Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura).
Esta relação entre produtores familiares locais e gestores das grandes superfícies comerciais e no âmbito do ProSul é um exemplo das parcerias que a Gapi vem promovendo em todo o País, com vista à modernização da agricultura. Como Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), a intervenção da Gapi promove estas parcerias combinando serviços financeiros com assistência técnica na produção, uso de tecnologias melhoradas, como é o caso de estufas e sombrites e sistemas de rega gota-a-gota, bem como acesso a serviços de apoio no acesso aos mercados tradicionais e modernos.
“Estou muito contente. Hoje inicia-se uma nova jornada nas nossas vidas. Sabemos que a responsabilidade cresceu, mas com a Gapi, estamos seguros que vamos conseguir”, referiu Alda Jonas, membro da associação de regantes de Mafuiane, reforçando que “com mais este acordo, vemos melhorado um dos nossos principais desafios, que é ter mercado para a nossa produção. Com as vendas a preços que nos satisfazem, vamos melhorar a nossa produção e os ganhos das nossas famílias.”
O grosso das hortícolas fornecidas por esta associação provém da produção em estufas construídas com assistência da Gapi, visando a produção de hortícolas ao longo de todo o ano. Para introduzir a tecnologia de estufas adaptadas às condições locais, a Gapi fez uma parceria com uma empresa espanhola, a “Novedades Agrícolas”, membro da Fundação Tecnova que, na região da Andaluzia, em Espanha, tem investido no desenvolvimento de tecnologias de produção adequadas a diferentes ambientes climáticos.
“O uso de estufas com tecnologia incorporada potenciou a rentabilidade económica destas associações, através do aumento da produção, produtividade e qualidade. Hoje, com esta tecnologia, garantimos o fornecimento estável de produtos alimentares aos supermercados internacionais, exigentes na qualidade do produto que aceitam comercializar”, referiu Lenine Matavel, Coordenador do ProSul na Província de Maputo.
via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2FMjUrM
0 comments:
Enviar um comentário