O Prémio Ibrahim 2017 para a Excelência na Liderança Africana foi atribuído a Ellen Johnson Sirleaf anunciou esta segunda-feira(12) a Fundação Mo Ibrahim após uma reunião do seu Comité do Prémio independente. A ex-presidente da Libéria junta-se ao restrito clube de laureados onde pontificam Hifikepunye Pohamba da Namíbia (2014), Pedro Pires de Cabo Verde (2011), Festus Mogae do Botswana (2008), Joaquim Chissano de Moçambique (2007) e Nelson Mandela, Laureado Honorário em 2007.
Ellen Johnson Sirleaf, que serviu dois mandatos como presidente da Libéria de 2006 a 2017, é a quinta vencedora do Prémio Ibrahim, que reconhece e comemora a excelência na liderança Africana. O Prémio Ibrahim tem como objetivo distinguir líderes que, durante o seu mandato, desenvolveram seus países, fortaleceram a democracia e os direitos humanos pelo benefício compartilhado de seus povos, e avançaram o desenvolvimento sustentável.
O Comité elogiou a liderança excepcional e transformadora de Ellen Johnson Sirleaf, diante de desafios sem precedentes e renovados, para liderar a recuperação da Libéria após muitos anos de uma guerra civil devastadora.
Ao anunciar a decisão, o Dr. Salim Ahmed Salim, Presidente do Comité do Prémio, disse: “Ellen Johnson Sirleaf tomou o comando da Libéria após o país ter sido completamente destruído pela guerra civil e conduziu um processo de reconciliação concentrado na construção da unidade nacional e de fortes instituições democráticas.
Ao longo de seus dois mandatos, ela trabalhou incansavelmente em nome do povo da Libéria. Tal jornada não pode estar sem algumas falhas e, hoje, a Libéria continua a enfrentar muitos desafios. No entanto, durante seus doze anos no cargo, Ellen Johnson Sirleaf lançou as bases sobre as quais a Libéria pode agora construir um futuro melhor”.
Ellen Johnson Sirleaf tornou-se presidente da Libéria no dia 16 de Janeiro de 2006, depois de vencer as eleições nacionais de 2005. Ela serviu o seu primeiro mandato 2006-11 e foi reeleita com sucesso por um segundo mandato, servindo no gabinete de 2012-17. Desde 2006, a Libéria é o único país a melhorar em todas as categorias e subcategorias do Índice Ibrahim de Governança Africana. Isso levou a Libéria a subir dez lugares na classificação geral do Índice durante esse período.
Ao ouvir o resultado das deliberações do Comité do Prémio, Mo Ibrahim disse: “Estou satisfeito que o Comité do Prémio tenha decidido fazer de Ellen Johnson Sirleaf a laureada do Prémio Ibrahim. Em circunstâncias muito difíceis, ela ajudou a guiar sua nação para um futuro pacífico e próspero, e prepararou o caminho para seu sucessor seguir. Estou orgulhoso de ver a primeira mulher Laureada Ibrahim e espero que Ellen Johnson Sirleaf continue a inspirar mulheres na África e além”.
O Prémio Ibrahim é um prémio de 5 milhões dólares norte-americanos pago ao longo de dez anos e 200.000 dólares norte-americanos anualmente para vida a partir de então. A Fundação Mo Ibrahim considerará a concessão de mais 200.000 dólares norte-americanos por ano por dez anos para actividades de interesse público e boas causas adotadas pelo Laureado Ibrahim.
Os candidatos ao Prémio Ibrahim são todos ex-chefes executivos de estado ou governo africanos que deixaram o cargo nos últimos três anos, tendo sido democraticamente eleitos e que cumpriram seu termo constitucionalmente mandatado.
via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2soCSTl
0 comments:
Enviar um comentário