Pesquisar neste blogue

terça-feira, 30 de julho de 2019

FMI saúda dados macroeconómicos “críticos" sobre Moçambique produzido pelo INE

O trabalho do Instituto Nacional de Estatística, cuja reputação tem sido colocada em causa devido aos eleitores fantasmas recenseados na Província de Gaza, mereceu reconhecimento por parte do Fundo Monetário Internacional (FMI) na divulgação de informação macroeconómica “crítica” sobre Moçambique.

O FMI indicou que Moçambique implementou as recomendações do Sistema Avançado de Divulgação de Dados Gerais (e-GDDS) da instituição através da publicação de dados críticos macroeconómicos essenciais sobre as contas nacionais, operações e dívida do governo, sector monetário e financeiro, e a balança de pagamentos através da Página Nacional de Dados Resumidos.

“O e-GDDS foi criado pelo Conselho Executivo do FMI em Maio de 2015 para apoiar a transparência dos dados, incentivar o desenvolvimento de estatísticas e ajudar a criar sinergias entre a disseminação de dados e a formulação de políticas”, refere um comunicado da instituição recebido pelo @Verdade onde assinada que a Página Nacional de Dados Resumidos “é organizado pelo Instituto Nacional de Estatística, utilizando os dados estatísticos e o Metadata Exchange, e pode ser acessado no quadro de avisos dos Padrões de Divulgação do FMI”.

Louis Marc Ducharme, Chefe de Estatística e Oficial de Dados e Director do Departamento de Estatística do FMI, saudou este importante marco de um país que há poucos anos foi sancionado pelo Fundo Monetário por justamente prestar informação falsa: “Felicito as autoridades pelo lançamento da Página Nacional de Dados Resumidos, um passo importante na disseminação de dados. Estou confiante que Moçambique irá beneficiar do uso do e-GDDS como um quadro para um maior desenvolvimento do seu sistema estatístico. ”



via @Verdade - Últimas https://ift.tt/2ylz0CO

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário