O Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS), reunido, recentemente, em Maputo, no XXX Conselho Coordenador, concluiu que as metas do quinquénio a que se tinha proposto atingir foram “praticamente alcançadas”, não obstante a fasquia do desempenho ser muito alta.
Apesar do rendimento positivo, a titular do pelouro, Vitória Diogo, reafirmou o compromisso do organismo que dirige em continuar a dar o melhor, com vista a multiplicar os resultados, cultivando a excelência na actuação.
“Apreciamos com alto sentido de responsabilidade os avanços registados no conjunto das profundas reformas que estamos a implementar e que já nos trazem resultados e impactos visíveis na facilitação da prestação de serviços”, frisou a governante.
Durante o quinquénio prestes a findar, o MITESS concentrou esforços na reestruturação da Inspecção Geral do Trabalho para melhor desempenhar o seu papel de promotor da legalidade laboral e constatou, neste Conselho Coordenador que os resultados são positivos.
Perspectiva-se, conforme enfatizou Vitória Diogo, uma acção inspectiva pedagógica e guiada pela deontologia profissional, que passa necessariamente pela formação contínua do próprio inspector.
“Devemos continuar a investir na formação profissional dos inspectores e na implementação de base de dados da acção inspectiva”, realçou a governante, acrescentando que “hoje sabemos que medidas devem ser tomadas para a melhoria da empregabilidade dos jovens e vemos os avanços na expansão e modernização dos centros de emprego e centros de formação profissional”.
Importa realçar que, no contexto da assistência aos trabalhadores moçambicanos na diáspora, com destaque para as minas da África do Sul, foram resolvidos grandes problemas que preocupavam a esta classe há décadas, através da realização de um trabalho conjunto com as autoridades deste país vizinho.
via @Verdade - Últimas https://ift.tt/2XC7CdY
0 comments:
Enviar um comentário