Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Terceiro acordo de paz em Moçambique será rubricado num acto público

O Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder do partido Renamo, Ossufo Momade, vão rubricar na tarde desta terça-feira (06), numa cerimónia pública, um Acordo de Paz para pôr fim ao terceiro conflito armado que Moçambique viveu desde a sua independência.

Depois do Acordo assinado em 1992 na Cidade italiana de Roma, pelo então Presidente Joaquim Chissano e o presidente da Renamo Afonso Dhlakama, e após outro Acordo assinado em 2014 na Presidência da República, por Armando Guebuza e Dhlakama, o novo Acordo será assinado na praça da Paz, na capital moçambicana, e será testemunhada por vários chefes de Estado Africanos e assim como pela Alta Representante da União Europeia para a Política Externa, Federica Mogherini.

O Presidente da Comissão da União Africana, os Chefes de Estado e de Governo da África do Sul, Zâmbia, Namíbia, Ruanda e Madagáscar, Vice-Presidente Zimbabwe, e antigo Presidente da Tanzania são alguns dos dignitários do nosso continente que vão testemunhar este novo Acordo que se segue há quase dois anos de guerra civil, após as Eleições Gerais de 2014 cujos resultados o partido Renamo rejeitou.

O conflito armado que escalou em 2015 só foi suspenso em Dezembro de 2016, quando o falecido líder Afonso Dhlakama declarou tréguas no seguimento de negociações com Filipe Nyusi que levaram a revisão pontual da Constituição para acomodar o processo de Descentralização governativa.

Ossufo Momade deu continuidade as negociações que depois de muitos recuos culminaram com a assinatura de um Acordo de Cessação de Hostilidades Militares no passado dia 1 de Agosto no Distrito da Gorongosa.

O Acordo que vai selar um novo capítulo para a Paz em Moçambique terá de ser transformado em lei pela Assembleia da República, numa sessão extraordinária que deverá acontecer nos próximos dias.



via @Verdade - Últimas https://ift.tt/2Kxhfpx

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário