Pesquisar neste blogue

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Millennium Challenge Corporation volta a financiar Moçambique

Moçambique foi selecionado nesta segunda-feira (09) para um segundo programa de financiamentos da Millennium Challenge Corporation (MCC) com o foco na “redução da pobreza através do crescimento económico”. A incompetência do Governo de Armando Guebuza, e alguma má gestão, ditaram a suspensão em 2013 dos apoios financeiros por parte desta instituição norte-americana.

Entre 2007 e 2013 a MCC financiou a reabilitação de estradas, sistema de abastecimento de água e saneamento, gestão de terras e projectos de melhoria de rendimentos na agricultura no montante de 506,9 milhões de dólares ao nosso país.

Contudo devido ao atraso na edificação de várias infra-estruturas e a existência de má gestão de dos projectos em Agosto de 2013 a instituição norte-americana independente anunciou fim dos financiamentos “não haverá extensão possível dos seus fundos devido aos regulamentos que governam o Millennium Challenge Corporation".

Seis anos depois o Conselho de Direcção desta instituição do Governo dos Estados Unidos da América selecionou Moçambique para desenvolvimento de um segundo compacto. “Tenho o prazer de anunciar a nova parceria do compacto da MCC com Moçambique” afirmou o Director Executivo da Millennium Challenge Corporation, Sean Cairncross, em comunicado.

“Moçambique concluiu com sucesso o seu primeiro compacto da MCC em Setembro de 2013 e demonstrou recentemente melhorias políticas encorajadoras no indicador de desempenho. Um novo compacto iria desenvolver o compromisso contínuo do país para com a reforma dos sectores e a forte relação existente da MCC com o país”, pode-se ainda ler no comunicado de imprensa.



via @Verdade - Últimas https://ift.tt/35crxVg

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário