Mais de três meses após o início das matrículas para a 1ª classe em Moçambique, e quando faltam 22 dias para o início do Ano Escolar, continuam por inscrever cerca de 350 mil crianças, particularmente nas províncias da Zambézia, Nampula e Tete.
O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) apelou nesta quarta-feira (09) "a todos os pais e encarregados de educação a levarem as suas crianças em idade escolar a realizarem a matrícula, apesar do prazo ter expirado".
Falando em conferência de imprensa, em Maputo, Director Geral do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação, Ismael Nheze, disse que para atingir a meta de inscrever 1.551.694 crianças o MINEDH "vai permitir a título excepcional que se matriculem nas escolas que ainda têm vagas".
Até 31 de Dezembro haviam sido matriculadas 1.197.033 crianças na 1a classe estando as províncias de Sofala, Cabo Delgado e Cidade de Maputo perto,de cumprirem as suas metas. As aproximadamente 350 mil crianças por matricular estão nas províncias da Zambézia, 96 mil, Nampula, 58 mil, e Tete, 33 mil.
A fonte acrescentou que o MINEDH encoraja as direcções de escola a interagirem "de modo a orientar os pais e encarregados de educação a indicação das escolas de proximidade que ainda tenham vagas".
Ismael Nheze revelou ainda que em 2020, "a abertura solene do Ano lectivo terá lugar no dia 31 de Janeiro".
via @Verdade - Últimas https://ift.tt/3098kCo
0 comments:
Enviar um comentário