Após 4 dias sem nenhum caso positivo foram identificados nesta sexta-feira (01) três novos doentes com o novo coronavírus em Moçambique. Um novo doente foi diagnosticado nas instalações da petrolífera Total na Península de Afungi, na Província de Cabo Delgado. Na Cidade de Maputo onde a transmissão que estava aparentemente contida, desde o dia 17 de Abril não haviam novos infectados, recomeçou com o diagnóstico de dois novos doentes.
"No laboratório de referência do Instituto Nacional de Saúde até hoje, dia 1 de Maio de 2020, nós testamos 2.246 casos suspeitos, dos quais 170 nas últimas 24 horas, 167 revelaram-se negativos para a covid-19 e três foram positivos. Das amostras que testamos hoje a maioria são da Província de Cabo Delgado, de Afungo em particular, 95, 13 são de Tete, 27 de Sofala, três da Província de Maputo e 32 da Cidade de Maputo", revelou a Directora Nacional de Saúde Pública que actualizou o número cumulativo em Moçambique para "79 casos positivos de infecção pela covid-19 sendo 71 são de transmissão local e oito importados".
A Dra. Rosa Marlene detalhou que os três novos infectados são moçambicanos, do sexo masculino, dois com idades entre os 24 e 34 anos de idade, que estão na Cidade de Maputo, e um na faixa dos 35 aos 44 anos de idade, que está no acampamento da petrolífera Total em Afungi. "Um caso tem sintomatologia leve e dois sem sintomatologia, cumprindo com o protocolo do Ministério da Saúde estão sendo seguidos estando em casa".
A autoridade de saúde precisou que um dos dois novos infectados, que tem entre 24 e 34 anos de idade, trabalhou nas instalações da Total na Península de Afungi e no dia 22 de Abril último viajou para a Cidade de Maputo.
As fontes do Ministério da Saúde não souberam explicar como este novo infectado conseguiu sair de Afungi para a Cidade de Maputo numa altura em que o cordão sanitário já estava imposto nas instalações da petrolífera francesa que lidera o projecto Mozambique ÇNG.
O @Verdade apurou que o outro novo infectado na Cidade de Maputo, que também tem entre 24 e 34 anos de idade, terá sido infectado em contacto com o paciente 19º, portanto mais um caso relacionado com a Província de Cabo Delgado.
A Directora Nacional de Saúde Pública disse ainda na conferência de imprensa desta sexta-feira (02) que o 10º cidadão curado em Moçambique é um dos cinco doentes que estava na Província de Maputo.
via @Verdade - Últimas https://ift.tt/3bRxDOh
0 comments:
Enviar um comentário