Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Jornal Moçambicano Online: Forças de segurança continuam a executar pessoas em Moçambique

Jornal Moçambicano Online
Notícias de Moçambique Onde Você Estiver.
thumbnail Forças de segurança continuam a executar pessoas em Moçambique
May 29th 2012, 02:59




O relatório de Direitos Humanos 2011, Quinta-feira da semana passada publicado, aponta para "sérios incidentes de abusos humanitários" ao longo do último ano, sendo os "três mais importantes execuções extra-judiciais por forças de segurança, condições de detenção duras e potencialmente letais, incluindo espancamento e violência doméstica".

Baseando-se em relatos de activistas humanitários e na comunicação social, o relatório do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América afirma que a maioria das execuções foi praticada por polícias de fronteiras e guardas prisionais.

Aponta como exemplo o caso de um cidadão abatido na cidade de Nampula, em Março, por polícias que entraram na sua casa à procura do irmão.

Refere ainda não haver dados sobre acções criminais ou disciplinares contra membros das forças de segurança que abateram entre 13 e 18 manifestantes nos protestos de Setembro de 2010.

"O Governo deu alguns passos para punir e processar autoridades que cometem abusos, mas a impunidade continuou a ser um problema", adianta.

Nalguns casos, refere, elementos das forças de segurança "agiram independentemente" do poder civil.

Outros problemas humanitários em Moçambique incluem longos períodos de detenção pré-julgamento, sistema judicial "ineficiente" e "influenciado pelo partido no Governo" e decisões judiciais contra órgãos de comunicação social independentes que "constrangem a liberdade de imprensa".

Apesar de reconhecer e cooperar com o actual regime, o Departamento de Estado sublinha ainda que as últimas eleições gerais (2009) foram vistas pelos observadores como "desiguais e carecendo de transparência, integridade, imparcialidade e independência".

A nível social, o Departamento de Estado salienta os problemas da violência doméstica, discriminação contra mulheres, abuso, exploração e trabalho forçado de crianças, tráfico de mulheres e crianças e "discriminação generalizada" contra pessoas com HIV/SIDA.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário