Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 28 de maio de 2012

VOA News: Notícias: China condena a morte de civis na Síria

VOA News: Notícias
Notícias Voz da América
China condena a morte de civis na Síria
May 28th 2012, 15:04

 

China condena morte de civis na Síria

A China denunciou hoje a morte de 108 civis na Síria, mas evitou em responsabilizar o governo sírio pelo massacre.

Pequim está a apelar todas as partes a apoiarem os esforços da mediação esta semana na Síria.

O governo chinês condenou os ataques da Sexta-feira e do Sábado contra a cidade síria de Houla, mas não se associou aos que responsabilizaram o governo sírio pelo incidente, limitando apenas a dizer que os perpetradores do massacre devem ser encontrados.

O porta-voz do ministério dos negócios estrangeiros da China, Liu Weimin disse que o seu país está chocado pelo massacre e condena veementemente a matança cruel de mulheres e crianças assim como de civis inocentes.

No Domingo, os 15 países membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas publicaram um comunicado condenando o governo sírio pelo seu papel no ataque em Houla, uma comunidade sunita localizada a 24 quilómetros da cidade de Homs. O comunicado não responsabiliza directamente o governo pela totalidade dos assassínios, mas criticou o uso de armamento pesado em áreas habitadas por civis.

O ministério dos negócios estrangeiros chinês exigiu a investigação do incidente de forma a apurar o responsável pela morte de civis, e mais uma vez mais apelou a Síria a implementar o acordo de cessar-fogo.

O antigo secretário-geral da ONU, Kofi Annan era aguardado para dar início as negociações hoje prevendo a implementação pelo governo sírio do plano de paz de seis pontos.

A China voltou a afirmar o seu apoio a Kofi Annan como mediador com o governo sírio.

Liu Weimin considerou o plano de paz de seis pontos de Kofi Annan como importante e disse que todas as partes têm uma grande expectativa na acção dos observadores da ONU na Síria.

Os grupos de oposição sírios apelaram a comunidade internacional para proteger os civis. O governo sírio por sua vez, tem negado a sua responsabilidade nos incidentes e acusa os grupos terroristas pelo massacre.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário