Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 14 de maio de 2012

VOA News: Notícias: Guiné-Bissau ainda à procura de Primeiro-ministro

VOA News: Notícias
Notícias Voz da América
Guiné-Bissau ainda à procura de Primeiro-ministro
May 14th 2012, 18:49

 

Guiné-Bissau a procura de primeiro-ministro

Os políticos guineenses na oposição continuam no vaivém para encontrar uma figura que assuma o Governo de Transição nos próximos doze meses. Vários nomes estão em concorrência, mas nas últimas hora, fala-se mais de Rui Barros, o mais recente Comissario da Guiné-Bissau junto a UEMOA e que em tempos foi Ministro das Finanças.

No meio desta expectativa política, os partidos políticos e a Assembleia Nacional Popular prevêem assinar nas próximas horas um Pacto de Transição, cujo conteúdo requer mais e melhor enquadramento para permitir que o Presidente da República de Transição, Manuel Serifo Nhamadjo, tenha prerrogativas de nomear o Primeiro-ministro, uma vez que a luz da Constituição da república guineense, um Chefe de Estado interino não tem tais competências.

Destas movimentações, o Presidente da República Interino esteve reunido hoje com os partidos políticos parlamentares e extra parlamentares, com a excepção do PAIGC, que continua na sua posição de repudiar todos os actos decorrentes do Golpe de Estado do passado dia 12 de Abril passado.

Entretanto a sessão parlamentar da Assembleia Nacional Popular que estava prevista para hoje foi adiada por falta de quórum.

Os deputados do PAIGC, não compareceram a reunião. No início dos trabalhos o ainda vice-presidente do parlamento, Ibraima Sori Djaló do PRS que esteve a presidir à sessão, fez a chamada dos 100 deputados, e registou que o número dos presentes não era superior a 51 parlamentares.

Dos 67 deputados do PAIGC apenas 7 compareceram na Assembleia esta manhã.

Enquanto isso, o Comando Militar, emitiu uma ordem que proíbe a saída do país a 58 pessoas, entre elas os membros do Governo deposto e dirigentes do partido no poder, o PAIGC.

A ordem, com o carimbo do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, é datada de 09 de Maio e é despachada para ser cumprida em todos os postos de fronteira do país.

A lista é encabeçada por Adiatu Djalo Nandigna, antiga ministra da Presidência do Conselho de Ministros e porta-voz do Governo, e integra, por exemplo, os nomes de Manuel Saturnino Costa, primeiro vice-presidente do PAIGC, Iancuba Indjai, secretário executivo da Frenagolpe (Coligação de partidos e associações que contestam o golpe de Estado), ou ainda Lucinda Barbosa Aukarié, antiga directora geral da Polícia Judiciária.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário