Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Notícias de Moçambique: Novas normas regem Ensino Superior em Moçambique

Notícias de Moçambique
Notícias de Moçambique - Sociedade, Economia, Política, Cultura, Educação, Saúde - O Seu Jornal Onde Você Estiver!
thumbnail Novas normas regem Ensino Superior em Moçambique
Jun 27th 2012, 09:53

A abertura de delegações das instituições do Ensino Superior carecem da obrigatoriedade de autorização do Ministério da Educação que superintende aquele nível, segundo determinou ontem o Governo reunido em mais uma sessão.



Com efeito, o Executivo aprovou alterações nos artigos 6, 13 e 19 do Regulamento de Licenciamento e Funcionamento das Instituições do Ensino Superior, aprovado em Novembro de 2010, com o intuito de disciplinar a actividade lectiva neste nível e garantir que os padrões de qualidade sejam observados.

Nos termos das alterações aprovadas, segundo o porta-voz do Conselho de Ministros, Alberto Nkutumula, exige-se como nível mínimo o mestrado como condição para dirigir uma instituição do Ensino Superior, seja ela instituto politécnico ou universidade. No mesmo quadro, o Governo decidiu que a abertura de delegações é autorizada pelo Ministério da Educação depois de confirmada a existência de condições adequadas para o efeito.

Esta decisão segue-se à polémica suscitada pelo encerramento recente de delegações de duas instituições do Ensino Superior que se julgou não reunirem os requisitos exigidos para o efeito.

Com efeito, o Ministério da Educação (MINED) encerrou em Maio último, com efeitos imediatos, duas delegações e uma faculdade da Universidade Mussa Bin Bique (UMBB), e duas delegações do Instituto Superior Alberto Chipande (ISTAC), por funcionarem sem a devida autorização e à margem da lei.

Com as alterações efectuadas ontem, o Governo dá poderes ao ministro da Educação de autorizar a abertura ou não de delegações de instituições do Ensino Superior.

Ainda na sessão de ontem, o Conselho de Ministros decidiu que as instituições do Ensino superior têm 24 meses para a entrada em funcionamento, depois da formalização da sua criação. Este período pode, conforme a decisão, ser prorrogado por mais um ano mediante uma autorização nesse sentido do ministro que superintende a área...

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário