Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Manuel de Araujo: CETA está a atrasar as obras de drenagem em Quelimane

Manuel de Araujo
Pedi a opiniao de um amigo sobre meu blog. Um daqules amigo de verdade, daqueles que nao hesitam em dizer-nos a verdade. Ele foi premptorio: 'Nada de desculpas esfarrapadas! Tens que ter um blog a altura!' Aceitei o desafio! Prometo trazer esse blogue a altura em 2010! Um blogue onde partilho algumas reflexoes sobre mim, sobre o nosso pais (Mocambique) , o nosso continente (Africa) e quica sobre o mundo! Desde ja estao convidadas/os a troca e debate de ideias, pois cogito ergo sum!
CETA está a atrasar as obras de drenagem em Quelimane
Jul 9th 2012, 17:44

O edil Manuel de Araújo teme que o Millennium Challenge Account, que financiou as obras, retire o financiamento por incumprimento de prazos
Maputo (Canalmoz) – A empresa de construção civil, CETA, recentemente adquirida pelo grupo INSITEC, holding relacionado com o presidente da República, Armando Guebuza, está a ser acusada de atrasar com as obras de reabilitação/construção do sistema de drenagem na cidade de Quelimane. As obras são financiadas por fundos norte-americanos, através do Millennium Challenge Account.

A obra de reconstrução do sistema de drenagem desta cidade que quando chove quase toda fica um pântano, foi ganha pela CETA, este ano. Mas o edil da cidade diz que a empresa está a executar as obras com lentidão, temendo por isso que os americanos retirem o financiamento.

De acordo com Araújo, a CETA está a atrasar com as obras.

A preocupação do edil Manuel Araújo, do MDM, eleito em Dezembro do ano passado, é que os recursos disponibilizados pelo povo americano são recursos com uma data limite, e uma vez não for cumprida a data marcada, o município irá perder o financiamento.

"Verifica-se que a CETA não está a corresponder às expectativas do projecto em relação à velocidade das obras e nós estamos preocupados com este atraso porque vai nos fazer perder o financiamento", disse o edil de Quelimane falando ao Canalmoz em Maputo.

Encontramos Quelimane destruído

Araújo, que concorreu pelo MDM e foi eleito edil desta cidade em eleições intercalares em Dezembro do ano passado por um mandato que deverá terminar com as eleições autárquicas regulares a terem lugar no próximo ano (2013), retirou o poder na capital da Zambézia ao partido Frelimo que sempre a dirigiu desde a independência nacional.

Na entrevista que concedeu ao Canalmoz recordou que no início da sua presidência em Quelimane, o conselho municipal não tinha sequer um homem para tapar buracos naquele município e segundo disse, foi necessário fazer um concurso público para pôr em pé as obras de drenagens.

"Criamos uma equipe interna do município de Quelimane, e neste momento a Av. Josina Machel até à Av. Julius Nherere já está literalmente sem buracos. Para isso contamos com o apoio generoso do Município da Beira, que mandou para Quelimane, pessoas com experiência e esperamos que até final de ano Quelimane tenha menos buracos".

O Município da Beira é dirigido pelo presidente do MDM, engenheiro Daviz Simango.

Ainda segundo o professor Manuel Araújo, o sistema de drenagem em construção será o alicerce para acabar com a imundice de águas estagnadas na cidade de Quelimane.

Com o sistema de drenagem, a água suja que agora se acumula em espaços públicos na cidade, será escoada e não haverá condições para a reprodução dos mosquitos, que são causadores da malária.

"Se conseguimos resolver os problemas de drenagens isso tornar-se-á o primeiro passo na direcção certa", sublinhou Manuel Araújo. (Arcénia Nhacuahe)

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário