Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Mediafax: Conselho Coordenador discute paz,

Mediafax
Savana! - Semanário Independente
Conselho Coordenador discute paz,
Jul 9th 2012, 11:44

Conselho Coordenador discute paz,
justiça e direitos humanos
-  Ministra da Justiça mostra-se satisfeita com os avanços conseguidos na reforma legal, particularmente pelo facto de a AR ter aprovado alguns instrumentos que podem dar algum contributo no combate à corrupção

(Maputo) O Ministério da Justiça está ontem reunido na cidade de Inhambane, no seu VIII Conselho Coordenador, para fazer o balanço das actividades do sector da justiça no exercício de 2011 e primeiro semestre de 2012, assim como perspectivar e alinhavar acções que devem ser levadas a cabo nos próximos tempos em toda a extensão das unidades orgânicas desta instituição governamental.  reunião, que termina nesta quarta-feira, decorre sob o lema: Paz, Justiça e Direitos Humanos.

Este é, na verdade, um lema que vem responder as grandes preocupações da sociedade sobre a necessidade de as instituições governamentais procurarem sempre fazer justiça tendo particular atenção em relação a questões que tem a ver com o respeito pelos direitos humanos.
Falando na abertura do encontro, a ministra da justiça, Benvinda Levi, apontou os avanços registados na prossecução das acções encaminhadas a alargar o Acesso à Justiça, no âmbito dos esforços conjugados do Estado, visando consolidar a organização judicial e judiciária no país, como verdadeiros ganhos conseguidos no que diz respeito às realizações de impacto no desenvolvimento político, económico e social no período contado desde a realização da última reunião do género.
"Não obstante os constrangimentos  no processo da reoganização interna das magistraturas no âmbito da implantação dos Tribunais Superiores de Recurso, a celeridade processual é uma realidade ao largo do vasto sistema da Justiça estabelecido no país" - referiu a ministra.
A governante não deixou de mostrar a sua satisfação em relação aos avanços significativos que foram dados na reforma legal, mais particularmente na componente da criação de condições jurídico-legais para um combate à corrupção cada vez mais frutífero.
"No âmbito da  reforma legal, ao terem sido aprovados importantes instrumentos legais na  matéria de prevenção e combate à corrupção, abrem-se boas perspectiva no país para se desencorajar e reprimir os que, contra toda uma lógica de uma nova ordem moral e ética, teimam em  nutrir-se deste mal, construindo à sua volta um mundo de falsidades, agindo como verdadeiros  obstáculos do desenvolvimento"-  conclui Levi.
De forma concreta, a ministra exemplificou os avanços registados nesta matéria com base na aprovação da lei que aprova o código de ética do servidor público, ou seja, a (Lei da Probidade Pública), a lei sobre a Protecção de Testemunhas, Vítimas, Peritos, Denunciantes e outros sujeitos processuais e ainda a lei da revisão da Lei Orgânica do Ministério Público. (Redacção)

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário