Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Notícias de Moçambique: Morreu o jornalista Augusto de Carvalho

Notícias de Moçambique
Notícias de Moçambique - Sociedade, Economia, Política, Cultura, Educação, Saúde - O Seu Jornal Onde Você Estiver!
thumbnail Morreu o jornalista Augusto de Carvalho
Aug 27th 2012, 17:41

O primeiro delegado da Agência Lusa em Maputo e primeiro director do semanário português Expresso, Augusto de Carvalho, morreu na manhã de segunda-feira na sua residência, na capital moçambicana.

Morreu o jornalista Augusto de Carvalho

Em declarações à Lusa, Belmiro Adamugy, sub-chefe da Redacção do semanário moçambicano Domingo, onde Augusto de Carvalho trabalhava há mais de 20 anos, disse que o jornalista foi encontrado sem vida no seu quarto pela filha menor, aparentemente em resultado de uma queda.

"A morte dele é uma grande perda para o jornal, porque era uma verdadeira biblioteca para todos nós, pela memória extraordinária que tinha e pelo seu elevado estatuto moral. Era a nossa reserva moral", disse Belmiro Adamugy.

Docente na universidade moçambicana A Politécnica, Augusto de Carvalho será igualmente lembrado no Domingo como um exímio transmissor do conhecimento, tendo contribuído para moldar muitos jovens talentos do jornalismo, afirmou Belmiro Adamugy.

"Era o nosso professor", sintetizou o sub-chefe da Redacção do Domingo, onde o malogrado era assessor editorial e nessa qualidade principal editorialista do semanário.

Há mais de 20 anos em Moçambique, Augusto de Carvalho era "amigo pessoal" de Samora Machel, primeiro Presidente moçambicano, falecido em 1986, tendo-lhe oferecido a residência que, ainda hoje, é usada pelos delegados da Lusa em Maputo.

"Era tão grande amigo do Presidente Samora Machel, que lhe ofereceu a casa dos delegados da Lusa", recordou Refinaldo Chilengue, que foi jornalista na Lusa na altura em que Augusto de Carvalho era delegado.

Segundo o secretário-geral do Sindicato Nacional dos Jornalistas moçambicano, Eduardo Constantino, "a morte de Augusto de Carvalho não enluta apenas a família. É uma grande perda para o jornalismo moçambicano por causa da sua militância na causa da formação dos jornalistas".

Augusto de Carvalho será lembrado pelo rigor com que escrevia e pela paixão com que ensinava, assinalou Eduardo Constantino.

Amad Camal, conhecido empresário e analista moçambicano, lembra que travou "muito contacto e muito combate de ideias" com Augusto de Carvalho, para lhe apontar a acutilância com que cultivava o debate de ideais.


You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário