Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

@Verdade online: “Vilas do Milénio” deve ser replicado nas comunidades para promover o desenvolvimento local

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
"Vilas do Milénio" deve ser replicado nas comunidades para promover o desenvolvimento local
Aug 27th 2012, 14:54

Hilário Issa, coordenador do programa "Vila do Milénio" do posto administrativo de Itoculo, no distrito de Monapo, província de Nampula, defende a necessidade da materialização da réplica do programa noutros postos administrativos a nível do país no sentido de promover o desenvolvimento sustentável local, através da transferência de tecnologias envolvendo as respectivas comunidades para o aumento dos níveis de produção e produtividade no sentido de garantir a segurança alimentar e incremento da renda familiar.

Trata-se de um programa que está a ser implementado pelo Governo moçambicano com o financiamento do Governo japonês através do processo de descentralização dos recursos para as vilas do Milénio permitindo aos beneficiários o domínio dos procedimentos administrativos e financeiros e a cultura de prestação de contas.

Hilário Issa disse que o impacto desse investimento tem se reflectido no empoderamento das camadas activas da sociedade, sobretudo, jovens de todos os sexos nas actividades de empreendedorismo, criando mais postos de trabalho e consequente aumento da renda familiar. Referiu, ainda, que no âmbito do programa "Vilas do Milénio" aquela região está a registar uma significativa melhoria mercê da construção de infra-estruturas escolares e o respectivo apetrechamento, facto que está a contribuir para uma maior participação das crianças nos estudos.

E em relação ao sector de saúde, o hospital rural do posto administrativo de Itoculo beneficiou de uma obras de reabilitação e alargamento dos serviços hospitalares aumentando a aderência da população nos cuidados sanitários e consequente redução dos casos de mortalidade materno infantil. Acrescentou que estas melhorias referentes a participação das comunidades nas actividades que se têm registado são graças aos trabalhos de sensibilização levados a cabo a nível dos regulados através da planificação comunitária e inclusiva das acções que devem ser desenvolvidas garantindo a apropriação do conceito e que tem sido um elemento fundamental para a sustentabilidade e a continuidade dos trabalhos depois das intervenções dos parceiros de implementação que no início dos trabalhos foram definidas alguns pilares considerados estratégicos, designadamente, agricultura, educação, saúde, saneamento do meio, HIV/SIDA e a promoção do género, factores que fazem com que as comunidades percebam que a complementaridade desses pilares estão a melhorar as suas condições de vida.

No concernente ao sector de agricultura, o posto administrativo de Itoculo registou um incremento na produção de culturas alimentares e de rendimento através das respectivas tecnologias agrícolas e agro-pecuárias, incluindo a disponibilização das infra-estruturas (Campos de demonstração das técnicas de produção, construção de armazéns de culturas alimentares) e fornecimento de insumos agro-pecuários e o respectivo processamento. "De acordo com os níveis de extrema de pobreza em que maior número das comunidades vive, urge a necessidade de se fazer a réplica deste programa, pois o seu desenvolvimento abarca pilares cuja concretização propicia o desenvolvimento individual e comunitária", precisou o nosso entrevistado, embora reconheça a existência de limitações financeiras que o país se debate na implementação de iniciativas de combate a pobreza a todos os níveis.

O nosso interlocutor salientou a necessidade de se fazer a consolidação das "Vilas do Milénio" já existentes criando espaço para a sua sustentabilidade e depois tentar estabelecer mais parcerias técnico-financeiras no sentido de realizar a expansão do conceito para poder beneficiar as outras comunidades.

Critérios da "Vila do Milénio"

O coordenador da "Vila do Milénio" localizada no posto administrativo de Itoculo, distrito de Monapo deu a conhecer que os parceiros de implementação do mencionado programa definiram alguns critérios que devem ser obedecidos no sentido de ser criada uma "Vila do Milénio", dentre vários critérios destacam-se os elevados índices de pobreza com uma taxa demográfica estimada em cerca de cinco mil pessoas (mínimo), acesso às comunicações, potencialidades no que diz respeito aos recursos hídricos, vias de acesso, aceitação do governo e das respectivas comunidades assumindo o seu compromisso de levar avante o programa.

Referiu ainda que depois de serem verificados estes critérios, é destacada uma equipa multidisciplinar em coordenação com os governos provincial e distrital no sentido de poder elaborar o estudo de base e um plano de intervenção com indicadores sobre as metas que deverão ser alcançadas num período de cinco anos.

Características de uma "Vila do Milénio"

Hilário Issa disse, por outro lado, que uma "Vila do Milénio" deve ter as seguintes características: Melhor aplicação da ciência, assimilação das tecnologias de inovação e experiências que são disponibilizadas pelos parceiros para a promoção do desenvolvimento local, através da utilização da estratégia de abordagem multi-sectorial de forma integrada e centrada em intervenções práticas que encorajam e beneficiam da apropriação, liderança e autonomia da comunidade. Constitui, ainda, característica de uma "Vila do Milénio", a capacidade de implementação de actividades através de uma parceria entre as comunidades, governo, agentes de desenvolvimento comunitário, membros do sector privado, instituições de ensino superior e de investigação, incluindo as organizações da sociedade civil.

Acrescentou que uma "Vila do Milénio" deve ser uma região cujos residentes estão movidos por um objectivo de transformação económica rural a ser alcançada ao longo de um espaço de tempo entre 5-10 anos de implementação e aceitar o compromisso de partilhar experiências e resultados com as outras as comunidades.

Objectivos de uma "Vila do Milénio"

No que diz respeito aos objectivos do programa "Vilas do Milénio", o coordenador da vila do Milénio de Itoculo, Hilário Issa, disse que os implementadores propõem-se a melhorar os meios de subsistência dos cidadãos de ambos os sexos que residem na região e consequente aumento dos rendimentos resultantes das actividades agrícolas que serão desenvolvidas no âmbito do mesmo programa. Disse, ainda, que é necessário assegurar o acesso integral de crianças, adolescentes e jovens com idade escolar nos estabelecimentos de ensino eliminando a disparidade de género nas escolas.

Além de melhorar o acesso aos serviços médicos, principalmente, na promoção da saúde da mulher e tentar reduzir drasticamente os índices de mortalidade materno-infantil e a taxa de infecção pelo HIV/SIDA, malária, tuberculose e outras doenças de notificação obrigatória. E referiu que deve ser concretizada a integração dos princípios de desenvolvimento sustentável nos programas da vila de modo a reverter a perda dos recursos ambientais, garantir a melhoria dos serviços de ecossistemas e aumentar os níveis de acesso a energia, água e saneamento para as famílias, escolas e hospitais.

Dificuldades da "Vila do Milénio" de Itoculo

Hilário Issa disse que a "Vila do Milénio", embora tenha realizado as actividades que previamente estiveram inseridas no programa, algumas comunidades do posto administrativo de Itoculo debate-se com problemas relacionados com o processo de abastecimento de água que é feito de forma não abrangente, porque dos furos de água existentes não satisfazem o nível de procura das famílias. Por isso os gestores do programa recomendaram a população local a privilegiar a construção de caleiras nas suas residências na tentativa de minimizar a situação apenas no período das chuvas. Apesar de presentemente, estarem a decorrer obras de reabilitação de algumas vias de acesso, o nosso entrevistado referiu-se da precariedade das estradas e garantiu que até ao fim do período estabelecido para a implementação do programa, o cenário possa mudar para o melhor.

Num outro desenvolvimento, o coordenador da "Vila do Milénio" de Itoculo, distrito de Monapo disse que para o cumprimento das metas, neste momento, alcançadas não foi tarefa fácil porque foi necessário garantir o maior envolvimento das comunidades, visto que os trabalhos de mobilização para o efeito requereram muito esforço.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário