Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Notícias de Moçambique: Obras Públicas exigem qualidade

Notícias de Moçambique
Notícias de Moçambique - Sociedade, Economia, Política, Cultura, Educação, Saúde - O Seu Jornal Onde Você Estiver!
thumbnail Obras Públicas exigem qualidade
Aug 3rd 2012, 05:09

O Debate sobre a qualidade das obras públicas no país deve envolver cada vez mais os municípios e sectores como educação, saúde, enquanto beneficiários das infra-estruturas, de modo a permitir que os correctivos a adoptar tenham fundamento na génese do problema.

Obras Públicas exigem qualidade


Reconhecendo a relevância deste tópico, o ministro de tutela, Cadmiel Muthemba, propôs que este assunto merecesse particular atenção nos debates que marcam a reunião do XX Conselho Coordenador do seu sector, reunido desde ontem na vila de Montepuez, em Cabo Delgado.

Segundo o ministro, mais do que ser abrangente e profundo, o debate sobre a qualidade das obras públicas deve conduzir à identificação de soluções rápidas e consistentes, considerando que a manutenção do actual cenário acaba prejudicando toda a cadeia de actividades de promoção do desenvolvimento.

É assim que, na perspectiva de Cadmiel Muthemba, se torna importante que os empreiteiros e fiscais das obras, incluindo os artesãos que nalgum momento são envolvidos no desenvolvimento de obras públicas, sejam colocados numa situação em que possam discutir com a necessária franqueza aquilo que são os seus constrangimentos na execução das empreitadas de obras públicas.

No seu discurso de abertura do encontro, Muthemba disse acreditar que o seu ministério tem quadros experientes e competentes, cuja contribuição deve ajudar na construção de uma solução para o problema.
"O debate sobre a qualidade das obras públicas não se deve limitar apenas à forma como elas são construídas. Deve incorporar elementos também fundamentais, como o tipo de materiais usados nas obras. A gestão dos contratos de empreitadas, a paralisação e abandono de obras, bem como o licenciamento dos empreiteiros são também outros aspectos que precisam ser discutidos neste fórum", disse.

Sobre as realizações do seu sector no espaço que vai desde o último conselho coordenador até ao presente, o governante destacou algumas obras de vulto que estão em curso um pouco por todo o país, com destaque para as estradas Macomica-Auasse, Mueda-Palma, Montepuez-Ruassa, na província de Cabo Delgado, além dos troços Namialo-rio Lúrio e Nampula-Cuamba, na província de Nampula. Outro destaque vai igualmente para as estradas Ruassa-Marrupa e Litunde-Marrupa, no Niassa, e Mocuba-Milange, Mocuba-Nampevo e Gúruè-Magige, na província da Zambézia.

Muthemba falou ainda da conclusão das negociações para o financiamento e desenho do projecto de construção da estrada circular de Maputo e a construção da ponte Maputo-Catembe, cujas obras deverão arrancar em breve.

Referiu-se igualmente às obras das pontes sobre os rios Nhancuarara, Lucite e Mussapa, na província de Manica, onde igualmente as estradas Chimoio-Espungabera e Caniçado-Chicualacuala estão em acções de asfaltagem.

Segundo o ministro, decorrem um pouco por todo o país obras de manutenção de rotina de estradas terciárias, responsabilidade que o Executivo atribuiu aos governos provinciais e distritais, no âmbito da descentralização de competências.

Na área de abastecimento de água, Muthemba falou da decorrente reabilitação de cerca de 5800 fontes e intervenções em 128 sistemas em todo o país.

No domínio da habitação, o ministro destacou o projecto de construção de 5000 casas para mitigar problemas de habitação em Intaka, na província de Maputo, 25 casas em Manica e igual número nas províncias de Manica, Inhambane, Niassa e Gaza, estando ainda em estudo outro projecto de construção de cinco mil casas em todo o país, das quais 500 deverão ser erguidas nas províncias de Nampula, Tete, Zambézia, Cabo Delgado e Gaza.

O XX Conselho Coordenador das Obras Publicas e Habitação termina amanhã.


You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário