Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Notícias de Moçambique: População vai continuar a conviver com lixeira de Hulene por mais cinco anos

Notícias de Moçambique
Notícias de Moçambique - Sociedade, Economia, Política, Cultura, Educação, Saúde - O Seu Jornal Onde Você Estiver!
thumbnail População vai continuar a conviver com lixeira de Hulene por mais cinco anos
Aug 13th 2012, 17:40

Munícipes querem encerramento da lixeira de Hulene


O Conselho Municipal da Cidade de Maputo diz já ter dinheiro para o encerramento da lixeira de Hulene, na capital do país, mas os residentes ao redor terão de aguentar mais cinco anos a conviver com o lixo. É que os problemas à volta da lixeira de Hulene, na cidade de Maputo, já têm barba branca e estão a ser debatidos há já muitos anos.

Ocorre que o aterro está no meio do aglomerado populacional causando sérios problemas respiratórios aos moradores devido à fumaça da queima do lixo. Para além disso, o lixo ali depositado provoca moscas e cheiro nauseabundo, constituindo um verdadeiro atentado à saúde pública.

Neste sábado, o Município garantiu, num encontro com a população promovido pela Livaningo, uma organização que luta pela preservação do meio ambiente, que já conseguiu mobilizar o valor necessário para o encerramento da lixeira, e, por isso, será lançado um concurso para encontrar a empresa que deverá executar as obras.

"A mobilização está num estágio muito avançado e posso dizer que está garantido, graças a boas relações com o governo da Coreia, por isso, já estamos no processo de encerramento da lixeira", disse João Mucavel, director de Salubridade e Cemitérios no Município de Maputo.

Entretanto, o processo de encerramento só será terminado em cinco anos, durante os quais a população vai continuar a conviver com o lixo, imundície e os problemas que daí advêm.

Apesar de não ter divulgado o valor conseguido, o Município reconhece que cinco anos é muito tempo para a população continuar a conviver com o lixo, com todos os problemas advenientes.

"Realmente é muito tempo, mas nós não podemos mentir para as pessoas. É que o encerramento não é só fechar e ponto final, é um processo que leva tempo, para a construção do novo aterro, o que vai se fazer com os que sobrevivem do lixo, etc", acrescentou o dirigente.

A Livaningo defende, porém, que a demora para encerrar a lixeira mostra a falta de sensibilidade do executivo. "Nós já estamos nesta causa há mais de 12 anos e nada se resolve. A lixeira é um verdadeiro atentado à saúde pública e devia merecer prioridade de governação, mas o que vemos é que, de mandato em mandato, se esquece do problema da lixeira. Acho que os nossos governantes não têm a sensibilidade necessária para perceber o sofrimento que as populações ao redor passam", desabafou Maurício Sunila, director-adjunto da Livaningo.

Com mais de 30 anos, a lixeira de Hulene é um espaço a céu aberto localizado a 7 quilómetros do centro da cidade de Maputo e o único destino para onde todo tipo de lixo produzido na capital do país vai parar.


You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário